sábado, 9 de novembro de 2013

C. E. BRIGADEIRO SCHORCHT, NO PROGRAMA ESCOLA ABERTA PROJETO CULTURAL: O CALDEIRÃO DE CULTURAS – BRASIL –A FESTA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.


INÍCIO ÀS 10H; DE 23  DE NOVEMBRO 2013.




ESCLARECIMENTO SOBRE O TEMA:

O Seminário apresentará as diversas produções e manifestações culturais que apresentam o Brasil como um caldeirão de culturas, aonde as etnias africanas, indígenas e européias foram formadoras da população brasileira.
Partindo-se do principio de que o PROGRAMA ESCOLA ABERTA é muito importante no sentido em que participa com o CEBS na formação para a cidadania, oferecendo cursos e oficinas gratuitas e de qualidade ara os alunos do próprio colégio e para a comunidade em redor. Este projeto visa apresentar a culminância dos trabalhos de todas as oficinas e cursos, demonstrando suas atividades e também oportunizando aos alunos participantes a mostrar sua arte, suas realizações.

FINALIDADE

O evento visa proporcionar a difusão e reflexão a respeito da inserção do negro na sociedade brasileira e também o reconhecimento da sua importância, tanto quanto as outras etnias na formação da nossa sociedade.
Com isso, a auto-estima é valorizada, cria-se vínculos com a escola, que é mantida aberta nos finais de semana, durante a realização dessas oficinas. Neste sentido, as apresentações das palestras, peças teatrais, dança, roda de capoeira, violão, canto, promovendo entre outras coisas a inclusão social, melhorando a qualidade da EDUCAÇÃO.

A IMPORTANCIA DO EVENTO

O PROJETO CULTURAL: O CALDEIRÃO DE CULTURAS – BRASIL – A FESTA DA CONSCIÊNCIA NEGRA tem sua importância pelo interesse de parceria destacada do público em relação à reflexão sobre as culturas que formaram o Brasil, sobretudo o que se relaciona com a cultura afro - descendente. Alem disso, visa esclarecer aos jovens alunos e aos professores e também a comunidade do em torno, a importância deles conhecerem suas raízes, valorizá-la e se valorizar. Lembrar a resistência do negro à escravidão, tanto quanto o índio que ao serem escravizados, muitos se matavam, pois em sua cultura, o trabalho na agricultura era para as mulheres, além disso, este povo teve a proteção da igreja que os considerava crianças que precisava de direção; quanto ao negro, era-lhe negada a condições de seres humanos.
Serão apresentados trabalhos realizados pelos alunos que fazem parte das oficinas realizadas aos sábados,  no Programa Escola Aberta.




Cronograma:

Abertura: Fala da Coordenação do Programa e direção e execução do Hino Nacional - 10h
Hino do Prog. Escola Aberta - CEBS
Oficina de violão, com seu Fernando – 10h 30.
Oficina de Teatro, com Shaymon – 11 h
Oficina de Dança, com Anderson – 11h 20.
Oficina de Inglês- com Vinícius Santana – 11h25 (farão apresentação de cartazes e música sobre o tema)
Reforço Escolar (disciplina de Biologia) – com professor Edson que fará um breve comentário a respeito do tema – 11 h 30
Oficina de Capoeira – com Instrutor Panda – 12h

***

O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA é celebrado em 20 de novembro no BRASIL e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de zumbir dos palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de ZUMBIR nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA procura ser uma data para se lembrar a RESISTÊNCIA DO NEGRO à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro em 1594.
Algumas entidades como o MOVIMENTO NEGRO [o maior do gênero no país] organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto - preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidências neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos, até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de maio, Abolição da Escravatura - comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a “generosidade” da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca ‘que o fez não por concordar com a libertação e sim, como um ato político que pretendia melhorar sua imagem perante o povo e que poderia conservar o seu poder no reino’ (grifo meu).

COORD. PROG. ESCOLA ABERTA – CEBS

Cícera Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário