sexta-feira, 8 de novembro de 2013

O COLÉGIO ESTADUAL BRIGADEIRO SCHORCHT - A HISTÓRIA e a "História por trás da História".




Nossa bonita história começou no dia 4 de agosto de 1956, com a inauguração do Ginásio Público Brigadeiro Schorcht.
 Em 1957, a professora Henriette Amado veio lecionar latim e iniciar um trabalho pedagógico e de vanguarda que envolveu os alunos, os professores e as famílias.
 De 1959 a 1964, Henriette foi diretora do colégio, um período fértil, semeado pela crença na educação e pelo amor ao magistério e precursora das atividades educativas que seriam sempre uma marca inovadora desta unidade escolar. 
Cada direção que por aqui passou foi enriquecendo a proposta pedagógica. Os frutos desses anos se fortaleceram e fizeram com que esta escola se tornasse permanentemente uma referência na educação pública.
 Patrono da Escola O Brigadeiro Antonio Augusto Schorcht foi aluno da antiga Escola Brasileira de Aviação, em 1913, no Campo dos Afonsos. Ele foi um dos pioneiros na aviação naval; iniciou seus vôos em 1915 e recebeu o brevê de piloto-aviador-naval, em 1916. 
Ele foi o primeiro aviador a ser nomeado diretor da Aeronáutica Naval e um dos precursores da construção aeronáutica no Brasil.
 Brigadeiro Schorcht doou o terreno para ser construído o Colégio e, por esse gesto generoso, foi homenageado como patrono.
 Ele faleceu no dia 14 de outubro de 1954, dois anos antes da inauguração da escola.
O PROGRAMA ESCOLA ABERTA gostaria de contar a história do Colégio através dos alunos e ex-alunos de todos os tempos. Por isso, quem tiver fotos, histórias, "causos", envie para postarmos aqui no nosso blog.
No dia do nosso Sarau do Vinicius de Moraes, lá no colégio, conheci quatro "meninos" muito alegres, um deles bem mais 'bagunceiro', era o porta voz dos outros.. Esses "meninos" de 70 e poucos anos, foram alunos do Brigadeiro quando este ainda era ginásio (GINÁSIO BRIGADEIRO SCHORCHT) e contaram tantas histórias... Por exemplo, sabe aquela parte que hoje é estacionamento? No tempo deles era um jardim, muito bonito que eles ajudaram a plantar e cuidar. Sabe aquelas árvores  pois é, já existiam no tempo deles, mas eles também plantaram coqueiros e palmeiras, infelizmente os coqueiros se foram, ainda tem uma palmeira lá. 
Quem conheceu a cantina, pois bem, conheceram a saudosa dona Marina e o esposo dela, pois é, antes deles era o seu Demerval, o primeiro dono da cantina e ele ficou lá muitos anos, eu que fui estudante de lá em 1979 e 80, me lembro dele. 
Morreu velhinho, com mais de 90 anos!

A entrada para a escola era pela porta lateral, da rua dos Prazeres... 

Segue abaixo as fotos enviadas por aqueles "meninos" de 70 e poucos anos que conheci no dia do sarau, dia 30 de outubro.
A professora Henriete Amado ( parente do grande Jorge Amado!) era diretora no tempo deles, neste dia do sarau, foi inaugurada a sala do auditório com  o nome dela, em sua homenagem. Foi uma diretora que para aqueles tempos de 50,60, muito à frente de seu tempo no que  se refere a EDUCAÇÃO. 
Hoje quem estuda no CEBS e participa do PRÉ-VESTIBULAR aos sábados aqui no Prog. Escola Aberta, a maioria consegue ingresso numa UNIVERSIDADE como UFF, UERJ, UFRJ E PUC, imagina na época da professora e diretora Henriete Amado? Segundo os "meninos", mais de 90% dos alunos que quiseram ingressar numa UNIVERSIDADE, consegiram, apenas com o CIENTÍFICO,  era como se chamava o ENSINO MÉDIO atualmente. Toda a turma se reencontram até hoje.




  Foto 1 - Dez/1960 -  Formatura  4º ano ginasial - turma 41
  Foto 2 - Dez/1960 -  Formatura  4º ano ginasial - turma 42
  Foto 3 - Dez/1963 -  Formatura  3º ano Científico e Clássico
  Foto 4 - Abr/ 2013 -  Evento Sítio Valentim



Foto 2 - Dez/1960 -  Formatura  4º ano ginasial - turma 42

Foto 1 - Dez/1960 -  Formatura  4º ano ginasial - turma 41
Foto 4 - Abr/ 2013 -  Evento Sítio Valentim
Foto 3 - Dez/1963 -  Formatura  3º ano Científico e Clássico
São muitas histórias, conto com vocês para contar mais. 
LEMBREM-SE: COM FOTOS OU MESMO UM "CAUSO", contem pra nós. 

CÍCERA MARIA
Coordenadora Prog. Escola Aberta

44 comentários:

  1. Ex-aluna do CEBS. Muito orgulho desse colégio. Nele me formei, fiz pré-vestibular comunitário da EDUCAFRO nos finais de semana e hoje, Bacharel em Letras, com muito orgulho! Aliás, deixei minha marca no CEBS. Se não tiraram, ainda existe um quadro na parede da Secretaria com o selo comemorativo dos 50anos do CEBS. Tem meu nome: Bruna Guimarães Carpinteiro. O desenho consta da fachada, mas precisamente o portão de entrada, com quatro bonequinhos, se não me falha a memória, todos com o uniforme das Olimpíadas CEBS, uma marca registrada do Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht. Por sinal, meu pai também estudou no CEBS. na época, ele era aluno do Antigo Curso de Química. Um orgulho muito grande de tê-lo representado um dia.Aproveitem. Não é sempre que se encontra um CEBS por aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna! Sim, esteve la por muito tempo. Acho que após a reforma feita pela SEEDUC, pintaram tudo, devem ter tirado. Que pena.😒
      Mas que tal um reencontro com todos os ex alunos?
      Na festa dos 50 anos do CEBS. AVISA AO PESSOAL. Me liga. Telefone 📞 2333-6565

      Excluir
  2. Eu tenho orgulho de ter sido aluna do CEBS, apesar da minha turma ter sido a pior do ano 1976 e todos terem repetido o primeiro ano ao ponto de nos separmos no ano seguinte, acho que nunca em todos os anos teve uma turma igual a minha, que saudade de todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa. Você nem imagina o quanto é precioso pra mim ler essas histórias dos ex alunos.
      Nossa escola vai fazer 50 anos e vamos comemorar.
      Será em agosto. Me liga?
      Avisa ao povo que faremos uma grande festa de reencontro! Telefone 📞 2333-6565

      Excluir
  3. Atenção ex alunos que terminaram o segundo grau em 1963 e 1964. Reencontro em junho de 2016. Contatos: Maria Jose Padrao e_mail marimachado45@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Atenção ex alunos que terminaram o segundo grau em 1963 e 1964. Reencontro em junho de 2016. Contatos: Maria Jose Padrao e_mail marimachado45@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Atenção ex alunos que terminaram o segundo grau em 1963 e 1964. Reencontro em junho de 2016. Contatos: Maria Jose Padrao e_mail marimachado45@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Atenção ex alunos que terminaram o segundo grau em 1963 e 1964. Reencontro em junho de 2016. Contatos: Maria Jose Padrao e_mail marimachado45@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Também estudei no CEBS de 1975/1977, foram anos maravilhosos! Fui do Curso de "Laboratório Médico" turma 1109! Adoraria reencontrar os colegas desta época inesquecível!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vânia
      tantas histórias, né?
      O CEBS vai fazer 60 anos...E teremos festa!
      Avisa a todos ex alunos de todos os tempos. O aniversário será em agosto, como serão as olimpíadas, comemoraremos em setembro. Ligue 23336565

      Excluir
    2. Terminei na turma de 1976 meu nome Claudia Regina Ferreira lembro de alguns nomes da minha turma Izabel que morava em Marechal Hermes Verinha lembro que teve uma queimadura feia na perna e íamos na casa dela levar as matérias dadas e Dacila jogava vôlei e namorava com um rapaz chamado Guga são lembranças poucas mas se conseguir reencontra-las...

      Excluir
    3. É verdade Claudia Regina. Somos o CEBS,a historia dele. São tantas as vidas, os momentos, tristes as vezes, alegres na maior parte do tempo... Professores, colegas de turma, inspetores...
      Seu Demerval da cantina, ou a dona Marina e o esposo dela(não lembro agir seu nome)da cantina até 2010,mais ou menos,pois a cantina foi fechada pela SEEDUC.
      HISTÓRIAS, HISTÓRIAS...
      NOSSA FESTA SE REENCONTRO SERÁ EM SETEMBRO, POR CAUSA DAS OLIMPÍADAS EM AGOSTO. LIGUEM PARA 2333-6565, ME PROCUREM OU OS DIRETORES

      Excluir
    4. Esse ano vai ter encontro de ex-alunos

      Excluir
    5. Também estudei nesse período, turma 1112 Tradutor intérprete de inglês. Quantas saudades do Demerval da cantina e do Professor Renato de Andrade Leite, nosso diretor que hoje é nome de colégio.

      Excluir
  8. Também estudei no CEBS de 1975/1977, foram anos maravilhosos! Fui do Curso de "Laboratório Médico" turma 1109! Adoraria reencontrar os colegas desta época inesquecível!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estudei nesse período, turma 1112 Tradutor intérprete de inglês. Quantas saudades do Demerval da cantina e do Professor Renato de Andrade Leite, nosso diretor que hoje é nome de colégio.

      Excluir
  9. Também estudei no CEBS de 1964 a 1967. Fiz um cursinho para a prova admissão ao ginásio. Me lembro das professores Branca, Margarida, Clóvis (geografia), Costa e Hermida (história) Marcondes (matemática). Foi um grande orgulho para a minha vida ter estudado nesse grande estabelecimento escolar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi "vida de escritor", obrigada pela participação. Vida vida vida. São muitas histórias maravilhosas , o convite está feito, venha participar do grande encontro dos ex alunos Cebs, em setembro para comemorar os 60 anos desta tradicional e histórica INSTITUIÇÃO de Ensino.

      Excluir
  10. Olá!
    Estudei nesta maravilhosa instituição , em 1986/87. Foi uma das melhores fases de minha vida.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Estudei nesta maravilhosa instituição , em 1986/87. Foi uma das melhores fases de minha vida.

    ResponderExcluir
  12. Nossa Vânia, quanto tempo né? Nosso encontro seria em agosto, mas devido a olimpíada, funcionários adiado para setembro. Seria possível contar com todos para nós reencontrarmas! ? Vamos?
    50 anos de história!

    ResponderExcluir
  13. Nossa Vânia, quanto tempo né? Nosso encontro seria em agosto, mas devido a olimpíada, funcionários adiado para setembro. Seria possível contar com todos para nós reencontrarmas! ? Vamos?
    50 anos de história!

    ResponderExcluir
  14. Estudei no Brigadeiro de 1985/1987, ótimos professores, cursos de coral e teatro no auditório, o muro havia sido recentemente pintado por alunos desenhistas, havia ainda aquele receio dos professores em se falar de política e governantes, mas tudo fervia com a eminente nova Consstituição. Anos inesquecíveis...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Quando terá nova comemoração?

      Excluir
  15. meu nome é candido renato estudei de 1998-1990 meu apelido era sombra em noventa foi um ano que no ano seguinte os alunos foram transferidos para outro colegio na barra para entrar em reforma.Com certeza foram os melhores anos da minha vida.NO TEATRO NOS FIZEMOS SHOW NO GREMIO ENCONTRAVAMOS PARA ESCUTAR MUSICA JOGAVAMOS VOLEY FUTEBOL.ERA MARAVILHOSO.QUERIA SABER SOBRE UM ALUNO CHAMADO FOFAO QUE DE TANTO GOSTAR DA ESCOLA REPETIU VARIAS VEZES O TERCEIRO ANO SERA QUE ELE TERMINOU O 3 ANO?

    ResponderExcluir
  16. Me alegrou muito tudo que li e vi acima.
    Como tinha um bom latim e fui aluno da Prof. Henriette e por mim ela tinha muito carinho. Isto tudo se passou outros dias entre os aos 1957 e 1960.

    ResponderExcluir
  17. Nome. Danilo ferreira da Silva. Rio. 25.12.2018. no ano de 2019. Eu quero um emprego. Para o jornalismo. Porque. Eu estou a sete anos parado. Deste do ano de 2012. No ano de 2019. Eu não quero ficar parado não. No ano de 2019. Eu quero um emprego. Para o jornalismo.

    ResponderExcluir
  18. Quanta saudade dos três anos nos quais estudei no Brigadeiro. .... 80/81/82; turmas terminadas em 02.... primeiro turno....

    ResponderExcluir
  19. Nome. Danilo Ferreira da Silva. Rio.01.02.2020 . Vídeo centro universitário IBMR e-mail ibmr@ibmr.br

    ResponderExcluir
  20. Só hoje conheci este espaço. Também fui aluno do Brigadeiro, isso em 1964, após aprovado no concurso de 1963, admissão ao ginásio. Devo à esta "instituição educacional" toda base da minha formação, para a vida acadêmica e minha vida pessoal, mais do que isso, para a formação do meu caráter. Pobre,de uma família sem recursos econômicos e financeiros, mas bem estruturada, consegui passar no concurso para o CEBS. Aquele acontecimento foi uma festa! Para mim, um objetivo alcançado.
    Pertenci ao quadro docente até 1971, quando prestei vestibular e passei para a engenharia da UFRJ. Tenho histórias para contar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você foi aluno do professor Renato Leite??? Sou diretora da EM Renato Leite e queria saber um pouco da história desse professor.

      Excluir
  21. Eu, Kátia Maria Lopes estudei no CEBS, nos anos 1964/1970, Prof Henriete estava saíndo da direção, indo para se não me engano para o Colégio Pedro I.
    Tenho boas recordações desta época, jogávamos muita queimada na quadra e nas ruas laterais, fazia parte do Coral. Encontrei meu professor de francês na Universidade Gana Filho. Nádia, Elizabeth Correia Copello, Nadir Serra Nunes, foram algumas colegas de turma da época. Saudades, hoje tenho 68 anos e moro em Natal/RN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você foi aluna do professor Renato Leite??? Sou diretora da EM Renato Leite e queria saber um pouco da história desse professor.

      Excluir
  22. Fui aluno do professor de física nos anos de 67a 69 que arredondava as notas...rsrsrs.

    ResponderExcluir
  23. Carlos Alberto (Carlinhos)
    Boas recordações daqueles tempos.
    Estudei no CEBS de 1967 a 1972. No ano de 1973 fiz o integrado no Curso Vetor no Méier.Bons tempos e estudar era preciso, pois a segunda época era terrível (não havia recuperação). Lembro o nome completo ou apenas o primeiro de alguns colegas. Vou citar alguns só com o primeiro nome, por questões obvias: Américo, Amauri, Margareth (tinha duas - uma era descente de chineses), Sidney, Luiz Fernando,Sérgio, Cléber (saiu no 2º ano), Orlando, "Feola", Nádia, Túlio, Raquel, Regina. Em 1971 recebemos novos colegas vindos do Sobral Pinto da Praça Seca.Gostava muito de jogar futebol de salão. Em 1974 mudei para Minas Gerais, cursei a Universidade Federal de Viçosa. Aos colegas daquele tempo um forte abraço.

    ResponderExcluir
  24. Carlos Alberto (Carlinhos)
    Boas recordações daqueles tempos.
    Estudei no CEBS de 1967 a 1972. No ano de 1973 fiz o integrado no Curso Vetor no Méier.Bons tempos e estudar era preciso, pois a segunda época era terrível (não havia recuperação). Lembro o nome completo ou apenas o primeiro de alguns colegas. Vou citar alguns só com o primeiro nome, por questões obvias: Américo, Amauri, Margareth (tinha duas - uma era descente de chineses), Sidney, Luiz Fernando,Sérgio, Cléber (saiu no 2º ano), Orlando, "Feola", Nádia, Túlio, Raquel, Regina. Em 1971 recebemos novos colegas vindos do Sobral Pinto da Praça Seca.Gostava muito de jogar futebol de salão. Em 1974 mudei para Minas Gerais, cursei a Universidade Federal de Viçosa. Aos colegas daquele tempo um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jogava muito futebol de salão (hoje futsal.
      Igual ao ensino naquele tempo era de verdade, hoje passa todo mundo sem saber nada.

      Excluir
    2. Jogava futsal demais...

      Excluir
  25. Meu nome é Armando.Estudei no Brigadeiro de 1964 a 1970. Foram anos muitos importantes na minha vida. Onde me formei como cidadão e profissional. E uma pena que não tenho nenhum registro dos meus colegas e professores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Marcio ( apelido falcão). Estudei no Brigadeiro de 1970 a 1972. Fui da turma Biomédica. Meus professores, Caldas, Hortênsia, Fernando, Valentim, Romanholo etc... Jogamos muito vôlei naquela quadra. Fiz parte do time de futebol de salão, em campeonato disputado no clube Olímpico, na Freguesia. Se alguém foi dessa época, por favor , faça contato.

      Excluir
  26. Vídeo repórter ibmr
    Vídeo centro universitário ibmr.
    Faculdade centro universitário ibmr
    Que ficar na Barra da Tijuca Rio de janeiro RJ avenida das Américas número 2603.

    ResponderExcluir