terça-feira, 20 de novembro de 2012

PROGRAMAÇÃO:C.E. BRIGADEIRO SCHORCHT, NO PROGRAMA ESCOLA ABERTA



APRESENTA O SEMINÁRIO – PROJETO CULTURAL: O CALDEIRÃO DE CULTURAS – BRASIL - FESTA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

INÍCIO ÀS 10H; DE 13 DE NOVEMBRO ATÉ 24 DE NOVEMBRO DE 2012.
ESCLARECIMENTO SOBRE O TEMA:
O Seminário apresentará as diversas produções e manifestações culturais que apresentam o Brasil como um caldeirão de culturas, aonde as etnias africanas, indígenas e européias foram formadoras da população brasileira.
Partindo-se do principio de que o PROGRAMA ESCOLA ABERTA é muito importante no sentido em que participa com o CEBS na formação para a cidadania, oferecendo cursos e oficinas gratuitas e de qualidade ara os alunos do próprio colégio e para a comunidade em redor. Este projeto visa apresentar a culminância dos trabalhos de todas as oficinas e cursos, demonstrando suas atividades e também oportunizando aos alunos participantes a mostrar sua arte, suas realizações.
FINALIDADE
O evento visa proporcionar a difusão e reflexão a respeito da inserção do negro na sociedade brasileira e também o reconhecimento da sua importância, tanto quanto as outras etnias na formação da nossa sociedade.
Com isso, a auto-estima é valorizada, cria-se vínculos com a escola, que é mantida aberta nos finais de semana, durante a realização dessas oficinas. Neste sentido, as apresentações das palestras, peças teatrais, dança, roda de capoeira, violão, canto, promovendo entre outras coisas a inclusão social, melhorando a qualidade da EDUCAÇÃO.
A IMPORTANCIA DO EVENTO
O PROJETO CULTURAL: O CALDEIRÃO DE CULTURAS – BRASIL - FESTA DA CONSCIÊNCIA NEGRA tem sua importância pelo interesse de parceria destacada do público em relação a reflexão sobre as culturas que formaram o Brasil, sobretudo o que se relaciona com a cultura afro descendente. Alem disso, visa esclarecer aos jovens alunos e aos professores e também a comunidade do em torno, a importância deles conhecerem suas raízes, valorizá-la e se valorizar. Lembrar a resistência do negro à escravidão, tanto quanto o índio que ao serem escravizados, muitos se matavam, pois em sua cultura, o trabalho na agricultura era para as mulheres, além disso, este povo teve a proteção da igreja que os considerava crianças que precisava de direção; quanto ao negro, era-lhe negada a condições de seres humanos.
Serão apresentados durante a semana da Consciência Negra, que contará com a parceria dos professores do colégio, os monitores/oficineiros e palestrantes convidados de universidades como a UFF e ESTÁCIO DE SÁ e a comunidade que virá participar assistindo os eventos.
As palestras serão apresentadas durante a semana, cada uma tratando um tema específico relacionado diretamente ao tema.
Todo evento ocorrerá no interior da Instituição, sendo dividida da seguinte forma:
·      Apresentações de palestras – 13, 14, 21, 22 e 23 de novembro;
·      Dia 24 de novembro, apresentação de vídeos, dança, teatro, violão, canto e capoeira;
·      A turma de matemática da professora Monica apresentará um trabalho que relaciona as formas dos objetos e os  instrumentos de origem africanas à disciplina.
Todas as atividades serão interativas, dando oportunidade a comunidade participar.

OUTROS ESCLARECIMENTOS:

O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA é celebrado em 20 de novembro no BRASIL e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de zumbir dos palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de ZUMBIR nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA procura ser uma data para se lembrar a RESISTÊNCIA DO NEGRO à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro em 1594.
Algumas entidades como o MOVIMENTO NEGRO [o maior do gênero no país] organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto - preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidências neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos, até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de maio, Abolição da Escravatura  - comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a “generosidade” da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca ‘que o fez não por concordar com a libertação e sim, como um ato político que pretendia melhorar sua imagem perante o povo e que poderia conservar o seu poder no reino’ (grifo meu).




Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht
Programa Escola Aberta
Projeto Cultural Caldeirão de Culturas
                                                    Brasil - “Festa da Consciência Negra”

Todas as ações realizadas no Projeto serão direcionadas para os alunos e professores do colégio, tendo também abertura para que os pais e a comunidade do entorno possam participar.

Local: Auditório Henriette Amado / CEBS

1º dia - 13/11(terça-feira): "A história que não está nos livros" - A trajetória dos negros da África para o Brasil, os indígenas e os europeus. 
O nosso povo é formado pela mistura das três etnias: negro, branco e índios, portanto somos um caldeirão de culturas.
10h: Palestrante: Profª Lorena – UFF

2º dia - 14/11(quarta-feira): A Lei que determina o ensino da cultura afro-brasileira nas escolas brasileiras 

10h: Palestrante: Profº Rabi Modesto; 19h - Deputado Robson Leite

3º dia - 21/11(quarta-feira): O Sistema de Cotas [não é só para os negros, mas também para as outras camadas da sociedade consideradas minorias]

19h: Palestrante: Deputado Robson Leite

4º dia - 22/11(quinta-feira): Apresentação do documentário sobre o JONGO, a dança e, em seguida, um debate com alunos, professores.
19h: Palestrante: Prof. Paulo Carrano - UFF

5º dia - 23/11(sexta-feira):  "Do Quilombo à Favela" - o significado, a destruição e a resistência/permanência de alguns quilombos através do tempo e o novo "quilombo", a favela?

10h e 16h - Palestrante: Profª Marilene de Jesus – Faculdade Estácio de Sá

6º - 24/11(sábado): Apresentação do Caldeirão de Culturas - Brasil Festa da Consciência Negra;  quando serão realizadas a mesa redonda e as oficinas.

10h: MESA REDONDA, com a participação do(a)s professore(a)s Neli Belém, Ivano, Monica Baudino e Shaymon

11h: Dança contemporânea - Profª Zezé

11h25: OFICINAS 
Ø  Dança: Anderson           Violão: Seu Fernando      Teatro: Shaymon

11h45: Trabalhos de alunos dos professores Miguel (Educação Física) e Mônica (Matemática)

12h: Batizado de Capoeira, com o Mestre Ticri

Obs. Esta será a última apresentação, o evento termina no almoço.
14h: Almoço - Feijoada





Temas da entrevista e Mesa Redonda

ü  Você se considera preconceituoso (a)?
ü  O que é a Consciência Negra para você?
ü  Sobre o Prouni e as cotas, você concorda que eles são necessários para atender aos negros e afros descendentes que não conseguiram ascender a uma Universidade? Por quê?
ü  O que é ser minoria? Negro é minoria?
ü  A Constituição Brasileira de 1988 diz que A Educação é igual para todos (negros, brancos e índios), então por que deve haver leis para que o negro e o índio consigam entrar na universidade?
ü  Você conhece algum herói negro?
ü  Quem foi Zumbi do Palmares?
ü  Conhece a história de resistência negra contra a escravidão, segregação racial no Brasil?
ü  As oportunidades são iguais para todos, independente de sua etnia?



Programação:

ABERTURA: 10h
.
Ø   CUMPRIMENTO AO PÚBLICO; FALA DA COORDENAÇÃO E DIREÇÃO DO COLÉGIO
Ø  HINO NACIONAL
APRESENTAÇÕES: 10h20

Ø  - Mesa redonda > Professores: Neli (Sociologia); Ivano (História); Neide; Shaymon (Teatro); *convidado
Ø   Vídeo sobre a Consciência Negra 10h40
Ø   Leitura de um poema sobre o tema  10h45
Ø   Oficina de violão > Seu Fernando  10h50
Ø  Oficina de canto[AULÃO] > Zéza – 11h
Ø  Academia de dança-Ponto de cultura Cadê > Porfª Zezé 11h20
Ø   Oficina de dança[AULÃO]> Anderson 11h35
Ø   Oficina de teatro > Shaymon 11h40
Ø  Capoeira > Mestre Ticri – Batizado de capoeira ou Troca de cordões  11h50 - [25min]
Ø   Almoço 13h
DURANTE O ALMOÇO ACONTECERÁ UMA  Roda de Samba  [GRUPO CONVIDADO] QUE DEVERÁ CANTAR AS SEGUINTES MÚSICAS: “VALEU ZUMBI; OLHOS COLORIDOS; CANTO DAS TRES RAÇAS; O MESTRE SALA DOS MARES E LOURINHA BOMBRIL.


 cícera maria

3 comentários:

  1. Estamos muito felizes por participarmos de mais um evento da Escola Aberta CEBS. Até sábado!
    Zezé - Ponto de Cultura Circuito de Dança

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigadaaaaaaaaa pela presença e participação como sempre brilhante de voces!!!!!!!!!!

      Excluir