sábado, 20 de outubro de 2012

QUEM QUER, FAZ... NÃO ESPERA ACONTECER! -

"Para não dizer que não falei das flores"

Na postagem anterior falei sobre os imprevistos e a frase “quem quer, faz, não espera acontecer”.  Naquele momento cabia realmente esta frase, já que em imprevistos temos que saber como lhe dar com situações adversas. Pode acontecer numa apresentação de um trabalho, por exemplo, mesmo de escola.
Imagine a situação: Você aluno, tem um trabalho para ser apresentado em grupo. alguns se reúnem (ou todos, como deve ser) para desenvolver o projeto. Então um de vocês fica responsável de guardar o material para trazer no dia da apresentação do mesmo. O dia finalmente chega e você fica apreensiva quando percebe que seu colega ou sua colega que estava com o material está atrasado ou atrasada e talvez não consiga chegar a tempo.
Primeiro: o trabalho em grupo não pode ficar apenas com uma pessoa desse grupo. Se foi feito em grupo, supõe-se que cada um tenha uma parte do material, certo? Pelo menos é o que deve ser.
Segundo: Partindo deste princípio, então vocês naturalmente estarão com esse rascunho em mãos. O colega que não conseguirá chegar a tempo, seja por qual motivo for, está com este trabalho mais organizado, mas ele existe com vocês. Pronto, agora é reagir, respirar fundo. Dá uma relida nos rascunhos. Se havia algo para apresentar, tipo algum cartaz, imagem, vocês vão suprir isso com as informações, com sua desenvoltura. Conversem com o professor, explique a situação, comprometa-se em trazer o trabalho digitado e as imagens, se houverem, mas que a apresentação será feita por todos que estão presentes. Se a falta do amigo ou da amiga puder ser justificada com provas, explique isso também ao professor. Pronto.
Viu? Quem quer faz, não espera acontecer.
Agora, veja abaixo um artigo publicado em janeiro deste ano por ABRAHAM SHAPIRO  
Quando eu escrevi a tal frase, pensei na música: “Quem sabe, faz a hora, não espera acontecer” (de Geraldo Vandré escrita no período da Ditadura no Brasil, uma espécie de hino cantada pelos considerados subversivos, mas este é um assunto para outro post.) se quer havia lido este artigo, mas fiquei satisfeita em saber que o que eu disse na postagem anterior e nessa, tem fundamento.


09/01/12 > Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 09/01/2012, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos

QUEM QUER, FAZ... NÃO ESPERA ACONTECER! -
A diferença entre quem espera acontecer e quem faz acontecer é de arrepiar. Mais que isso. É de afetar monge do Tibet.
O cara que espera, está reclamando neste momento. Ele acha que o governo não faz sua parte, que a crise na Europa interfere em seus negócios, e tem para si “n” fortes motivos que explicam porque suas vendas caem mês a mês. Ele está perdendo mercado para os concorrentes e apenas se enerva quando descobre que eles estão vencendo. Mas sabe o que ele faz? Reclama. Reclama muito. E ele se irrita ao extremo com as situações e pessoas a quem reputa como culpadas. Sim, porque elas são culpadas. Ele, nunca!

Já o cara que faz acontecer está trabalhando neste momento. Trabalhando? Sim, trabalhando duro. Ele está “fazendo acontecer”.  Ele não espera pelos europeus e nem pela Bolsa de Nova Iorque. Ele não conta com a redução do I.P.I. ou outros benefícios. Ele simplesmente faz acontecer. Ele se vira, provoca, cria, planeja, toma atitudes e, em consequência disso, sua empresa está  competindo, vencendo e fazendo a diferença. E ele também faz sua diferença como ser humano! E como faz!

Chego ao restaurante de um hotel para o almoço, e encontro o Flávio – um jovem fabricante de equipamentos eletrônicos de som, em uma pequena cidade do interior. Após os cumprimentos, vejo que sua mesa está cheia de convidados. Eu pergunto:
- “O que você anda aprontando, rapaz?”
Ele me conta que montou um showroom no centro de convenções daquele hotel e convidou os seus principais clientes – distribuidores e varejistas –  para um dia inteiro de exposição e venda antecipada com reserva de produção nos próximos meses. E com seu olhar firme e resoluto, argumentou:

- “Eu tive de fazer isto, Sr Shapiro. Veja só. Em dezembro, minhas vendas caem. Janeiro é um mês parado. Fevereiro tem carnaval. Em março, vou participar de uma feira em S. Paulo, portanto, será um mês complicado. Se eu ficar esperando as vendas acontecerem por si, minha empresa só começa a rodar em abril. Eu não posso esperar. Minhas contas muito menos. Organizei esse showroom de última hora e, graças a Deus, a resposta dos parceiros está sendo ótima. Não podia ser melhor. Só com as vendas desta manhã eu já garanti dois meses de trabalho... E tenho a tarde toda ainda”.

Em negócios  vale também o que canta o refrão daquela música: “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer!”
_________________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Engenheiro e Psicólogo,atua como consultor em Empresas realizando programas de otimização de processos, procedimentos e relacionamentos com o fim de alcançar melhores resultados. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade.
Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473

--------------------------

Agora gente, vamos lá, Ação, atitude, proatividade, responsabilidade, respeito, vontade, coragem!

Cícera Maria
(Pedagoga-Psicopedagoga)
Coord. Prog. Escola Aberta - C.E.B.S.
tel.2333-6565

Um comentário:

  1. TER PROATIVIDADE- SER PROATIVO...
    Ser proativo significa pensar e agir antecipadamente - basicamente, significa prever. É uma ótima forma de evitar mais trabalho no caminho, mas também pode ser extremamente importante para evitar catástrofes, planejando bem quanto ao futuro e quanto ao desenvolvimento de métodos no trabalho, no estudo e em casa que tornem a vida mais fácil não só para você, mas também para os outros. Muitos de nós vemos as pessoas proativas como pessoas que instigam atitude e idéias criativas na sociedade.

    ResponderExcluir