Olá pessoal!
O COLÉGIO ESTADUAL BRIGADEIRO SCHORCHT, conhecido como CEBS, todo início de ano letivo, ao receber novos alunos, faz uma reunião inaugural- reuniao de acolhimento, na qual, são apresentadas as diretoras (DIRETORA GERAL NEIDE APARECIDA, DIRETORAS ADJUNTAS ELIZABETH E MOEMA), as coordenadoras pedagógicas (RITA APARECIDA, DO TURNO DA TARDE, SILVANA, DO TURNO DA MANHÃ, CLALUDIA VALÉRIA, DO TURNO DA NOITE), E TAMBÉM, APROVEITANDO PARA APRESENTAR O PROGRAMA ESCOLA ABERTA.
ABAIXO,SEGUE A PAUTA DA REUNIÃO OCORRIDAS NOS DIAS 14,15 E 16 DE FEVEREIRO, AS 18 E 19 HORAS. QUALQUER DÚVIDA, APAREÇAM NA ESCOLA. A PRESENÇA DOS PAIS E RESPONSÁVEIS É SEMPRE BEM VINDA. AFINAL, TEMOS QUE TOMAR CONTA DOS NOSSOS MENINOS E MENINAS, SABER COMO ANDAM NA ESCOLA, CONHECER SEUS PROFESSORES, SEUS AMIGOS...
O FUNCIONAMENTO DA SECRETARIA DO COLÉGIO SÃO: SEGUNDA-FEIRA, QUARTA-FEIRA E SEXTA-FEIRA; NESSES DIAS O ATENDIMENTO É EXTERNO, QUANDO SE PODE FAZER SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS COMO DECLARAÇÕES, HISTÓRICOS, CERTIFICADOS, DIÁRIO OFICIAL E OUTROS. OS OUTROS DIAS, TERÇA-FEIRA E QUINTA-FEIRA SÃO PARA FAZER OS DOCUMENTOS SOLICITADOS, OU SEJA, ATENDIMENTO INTERNO.
A DIREÇÃO ESTÁ SEMPRE A DISPOSIÇÃO, MAS PRECISA FAZER UM BREVE AGENDAMENTO, POIS AS DIRETORAS ESTARÃO EM HORÁRIOS DIFERENCIADOS NA ESCOLA E SEMPRE PRONTAS PARA ATENDER A TODOS (ALUNOS, PAIS E RESPONSÁVEIS) COM CARINHO, RESPEITO E QUALIDADE.
VEJA ABAIXO A PAUTA DA REUNIAO.
PRIMEIRA SÉRIE
• Colégio que tem prestígio na região de Jacarepaguá.
Busca sempre um ensino de qualidade dentro da realidade da sociedade brasileira e da rede estadual.
Buscamos o ideal, mas não somos o ideal
Um dos pontos que precisamos melhorar:
O contato responsável/escola
COLÉGIO Realizar reuniões de pais periodicamente. SOPE _ Setor de contato entre responsáveis e colégio. Ajudará o aluno e a família, através do diálogo, a sanas problemas e conflitos. Professoras responsáveis pelo SOPE: Turno da manhã: Professora Silvana Turno da tarde: Professora Rita Turno da noite: Professora Cláudia Entregar boletins periodicamente. | RESPONSÁVEIS Comparecer às reuniões de pais periodicamente. SOPE _ Procurar o SOPE, caso ocorra algum problema grave. Acompanhar o desempenho escolar do aluno(a). Ajudá-lo a superar os obstáculos que encontrará no ambiente escolar. |
Estreitar contato:
COMPROMISSO DE RESPONSÁVEIS E DO COLÉGIO
COMPROMISSO DE RESPONSÁVEIS E DO COLÉGIO
AVALIAÇÃO INTERNA
O(A) aluno(a) tem direito a três avaliações bimestrais. Essas avaliações podem ser: provas, trabalhos, pesquisas, verificação de cadernos, elaboração de textos, assiduidade, projetos, entre outras.
Ø 5,0(Provão bimestral) + 5,0(Testes, trabalhos, redações, etc.)= 10
Ø 10 Total máximo de pontos no bimestre.
Ø Total de pontos ao final do ano letivo: 20(Vinte pontos) Média= 5,0
SEGUNDA CHAMADA
• É aplicada pelo SOPE.
• Para a segunda chamada, só serão aceitas justificativas sérias, respaldadas por atestados médicos ou o comparecimento do responsável ao colégio, para entrevista com a Equipe do SOPE.
RECUPERAÇÃO
A recuperação, por enquanto é bimestral, o aluno que tem direito é o aluno que não atingiu os 5,0(cinco pontos) durante o bimestre.
Quando as coisas não vão bem. O CEBS também faz a sua parte.
Aulas de reforço são oferecidas no contra-turno e aos sábados. O aluno deve evitar não só a reprovação, como também a dependência
ATENÇÃO
O aluno deve sempre estar atento ao calendário, que é colocado em sua sala de aula e cumprir os prazos para não perder as datas e os prazos. Caso não os cumpra perde o direito às avaliações marcadas e a outros processos oferecidos
OS ÍNDICES DE APROVAÇÃO
• Os índices de aprovação da 1ª série, estão abaixo do ideal. A maior parte dos reprovados no CEBS estão nesta série.
• Não há mágica temos que nos unir(pais e escola) para baixar esse índice.
Quais as boas práticas que favorecem o sucesso escolar?
• Assiduidade e pontualidade.
• Não “matar” aula.
• Manter cadernos e anotações em dia.
• Participar da aula, tirando dúvidas e contribuindo com informações relevantes.
• Tirar algumas horas do dia para o estudo em casa.
• Sala de aula não é sala de visitas, evitar as conversas paralelas que atrapalham a aula.
Os responsáveis contribuem e muito para o sucesso escolar quando
• Interessam-se pela vida escolar do aluno.
• Mostram-se radiantes diante de notas elevadas ou um progresso no aproveitamento.
• Procuram saber diariamente como foi o dia do aluno na escola.
• Buscam auxiliar em tarefas escolares, quando há necessidade.
Incentivam a leitura e a escrita do aluno
Incentivam a leitura e a escrita do aluno
Os responsáveis devem se preocupar quando:
• O aluno leva mochilas praticamente vazias para a escola.
• Não encontra nenhuma anotação nos cadernos.
• Os livros estão sempre intactos como se tivessem saído das livrarias, naquele momento.
• Encontra cadernetas sem nenhum preenchimento ou com muitas faltas e atrasos.
• Na agenda não há nenhuma anotação de provas ou trabalhos.
• Na semana de provas, o aluno não sabe a prova que irá fazer, nem estudou antecipadamente para ela.
• Quando o adolescente diz sucessivamente que não há aula no colégio.
Quando passa madrugadas em claro ou dias seguidos na internet ou no celular ou envolvido em jogos eletrônicos, tirando o tempo de outras atividades importantes. Ser responsável por adolescente: difícil tarefa DIÁLOGO
Estabelecer um diálogo com o adolescente é o melhor caminho para conhecê-lo e para que ele valorize as suas palavras.
2) Meu filho estuda tanto que até dorme em cima dos livros.
Valorize o seu filho. Você estará fortalecendo a sua auto-estima.
O adolescente está em mudança. Está fragilizado ou inseguro quanto ao que pensa de si mesmo. Não é o momento de fragilizá-lo ainda mais. Ele precisa de apoio para corrigir os seus erros e reforço nos acertos.
Limites são necessários
• Horários a serem cumpridos.
• Exigir compromisso com o estudo.
• Exigir compromisso com as tarefas de casa.
• Conhecer bem de perto os amigos.
SAERJ _ Avaliação externa de toda a rede estadual de educação. Obrigatória para o aluno da rede. É realizada nos moldes do ENEM.paras a 3ª série do Ensino Médio e EJA3, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC). São testes de Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora, o projeto visa ajudar a Secretaria de Educação a ter uma visão global do ensino na rede.
AVALIAÇÕES EXTERNAS
SAERJINHO _ Avaliação Diagnóstica é conduzida com a ajuda dos professores de Língua Portuguesa e Matemática da rede. Os docentes vão montar e aplicar provas a alunos do 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. As provas são construídas a partir de um banco de questões de baixa, média e alta complexidade, disponível no Portal do Sistema de Avaliação do Estado do Rio de Janeiro.
SAERJINHO E PRONATEC
• PRONATEC TÉCNICO _ 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Regular da rede estadual de ensino.
O Pronatec é um conjunto de ações que visam a ampliar a oferta de vagas na Educação Profissional. O programa visa expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio. A classificação dos inscritos terá como base o desempenho do 3º bimestre do Saerjinho. O estudante classificado deverá comparecer à instituição ofertante do curso para efetuar a matrícula, em dois períodos: 1º a 06 de março (1ª chamada) e de 07 a 09 de março (2ª chamada).
BEM PRECIOSO
por Cícera Maria
Coord. Progr. Escola Aberta-CEBS
2333-6565/6566
a família deve sempre estar presente juntamente com a escola, ao lado do aluno.
ResponderExcluiré isso aí!