sábado, 5 de novembro de 2011

VEM AÍ O III CALDEIRÃO DE CULTURAS BRASIL - A FESTA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O programa Escola Aberta vem mais uma vez apresentar a sua Festa de Culturas Brasil,
o nosso CALDEIRÃO DE CULTURAS BRASIL, A FESTA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.
Será dia 19 de novembro, a partir das 9h, com várias atrações!



                                                        TER CONSCIÊNCIA NEGRA


Maria Salete Corrêa Carvalho
 (Professora pesquisadora e Ms. em Psicopedagogia).
                                                                 mcarvalhopsicop@gmail.com


O dia da consciência negra – 20 de novembro - é um dia celebrado no Brasil, dedicado a reflexão sobre a inclusão do negro na sociedade brasileira, data que coincide com o dia da morte do Zumbi dos Palmares, em 1695. Em 1534 chegou o primeiro transporte de africanos no Brasil e este dia procura ser uma data para lembrar a resistência do negro à escravidão.

Conforme você pode perceber, este dia é importante para lembrar uma vida de luta, de resistência de todo um povo que foi sempre oprimido, ofendido, explorado. E hoje, é diferente?
Esta data foi criada na década de 70, por ser a data, segundo pesquisas feitas por historiadores, do aniversário de Zumbi, um homem que representa a luta, resistencia contra a escravidao e exploraçao dos negros.
O interessante é que Zumbi não era escravo, nunca foi. Ele nasceu no Brasil em Palmares e foi capturado um dia e entregue sob responsabilidade de um padre, que o criou, educou.
Zumbi falava vários idiomas, conhecia estratégias militares e por todas as qualidades, ele tornou-se líder da resitência no Quilombo dos Palmares no lugar de Gangazumba.

Cícera Maria

Etimologia

A palavra Zumbi, ou Zambi, vem do termo "nzumbe", do idioma africano quimbundo, e significa, fantasma, espectro, alma de pessoa falecida[1].

Histórico

O Quilombo dos Palmares (localizado na atual região de União dos Palmares, Alagoas) era uma comunidade auto-sustentável, um reino (ou república na visão de alguns) formado por escravos negros que haviam escapado das fazendas, prisões e senzalas brasileiras. Ele ocupava uma área próxima ao tamanho de Portugal e situava-se onde era o interior da Bahia, hoje estado de Alagoas. Naquele momento sua população alcançava por volta de trinta mil pessoas.
Zumbi nasceu em Palmares, Alagoas, livre, no ano de 1655, mas foi capturado e entregue a um missionário português quando tinha aproximadamente seis anos. Batizado 'Francisco', Zumbi recebeu os sacramentos, aprendeu português e latim, e ajudava diariamente na celebração da missa. Apesar destas tentativas de aculturá-lo, Zumbi escapou em 1670 e, com quinze anos, retornou ao seu local de origem. Zumbi se tornou conhecido pela sua destreza e astúcia na luta e já era um estrategista militar respeitável quando chegou aos vinte e poucos anos.
Por volta de 1678, o governador da Capitania de Pernambuco cansado do longo conflito com o Quilombo de Palmares, se aproximou do líder de Palmares, Ganga Zumba, com uma oferta de paz. Foi oferecida a liberdade para todos os escravos fugidos se o quilombo se submetesse à autoridade da Coroa Portuguesa; a proposta foi aceita, mas Zumbi rejeitou a proposta do governador e desafiou a liderança de Ganga Zumba. Prometendo continuar a resistência contra a opressão portuguesa, Zumbi tornou-se o novo líder do quilombo de Palmares.
Quinze anos após Zumbi ter assumido a liderança, o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho foi chamado para organizar a invasão do quilombo. Em 6 de fevereiro de 1694 a capital de Palmares foi destruída e Zumbi ferido. Apesar de ter sobrevivido, foi traído por Antonio Soares, e surpreendido pelo capitão Furtado de Mendonça em seu reduto (talvez a Serra Dois Irmãos). Apunhalado, resiste, mas é morto com 20 guerreiros quase dois anos após a batalha, em 20 de novembro de 1695. Teve a cabeça cortada, salgada e levada ao governador Melo e Castro. Em Recife, a cabeça foi exposta em praça pública, visando desmentir a crença da população sobre a lenda da imortalidade de Zumbi.
Em 14 de março de 1696 o governador de Pernambuco Caetano de Melo e Castro escreveu ao Rei: "Determinei que pusessem sua cabeça em um poste no lugar mais público desta praça, para satisfazer os ofendidos e justamente queixosos e atemorizar os negros que supersticiosamente julgavam Zumbi um imortal, para que entendessem que esta empresa acabava de todo com os Palmares."

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Zumbi_dos_Palmares


Da comemoração do "Dia da Consciência Negra"
          Pode-se afirmar que é pela disputa da memória e da história dos negros no Brasil e por sua luta contra a escravidão e pela igualdade social que há mais de 30 (trinta) anos comemora-se no dia 20 de novembro (data do assassinato "encomendado" de Zumbi dos Palmares, mártir da população negra, em 1695) o "Dia da Consciência Negra".
          No início da década de 1970, o poeta gaúcho Oliveira Silveira sugeria ao seu grupo que o dia 20 de novembro fosse comemorado como o "Dia da Consciência Negra", pois essa data apresentaria muito mais significado para a comunidade negra brasileira do que aquela em que se comemora a Abolição da Escravatura (13 de maio), outorgada pela Princesa Regente Isabel, em 1888, com a promulgação da Lei Áurea, que já havia sido precedida pela Lei do Ventre Livre, de 28 de setembro de 1871, que libertava da escravidão todas as crianças nascidas após a sua promulgação. A data de morte de Zumbi dos Palmares significaria muito mais aos negros na medida em que sua libertação creditou-se muito mais à "generosidade da Princesa Branca" do que à luta dos escravos para alcançar seus direitos.

fonte:http://jus.com.br/revista/texto/9172/dia-da-consciencia-negra

Um comentário:

  1. Obrigada pelo lindo comentario que fez em meu blog no texto sobre os professores... sobre a mulher que mudou minha vida memso!
    Lindo o teu trabalho!
    Fica bem!
    Josi

    ResponderExcluir