sexta-feira, 28 de outubro de 2011

NOTÍCIAS DO ENEM - 2011

ENEM 2011 CANCELAMENTO QUESTÕES E VAZAMENTO

Enganado está quem pensa que o Enem 2011 não teve maiores problemas como nos anos anteriores, quando ocorreu vazamento de questões  das provas, do tema da redação ou problemas de impressão. Estudantes de Fortaleza teriam recebido nas escolas apostilas com questões idênticas às aplicadas no último final de semana em todo o Brasil, o que pode implicar no cancelamento do Enem 2011.

Na noite da última terça-feira (25) o assunto tomou conta das redes sociais, principalmente no Facebook e no Twitter, onde os estudantes do Colégio Christus publicaram fotos das apostilas que contêm as mesmas questões do Enem 2011. Pelas imagens divulgadas são, no mínimo, 13 questões exatamente iguais ou muito parecidas com as aplicadas no exame. Segundo os estudantes, os cadernos, que não contêm data de publicação e nem logomarca de nenhum colégio ou cursinho preparatório, foram distribuídos três semanas antes da realização do Enem.
Imediatamente o MPF recomendou ao MEC a anulação do exame. O Ministério Público do Ceará afirmou nesta quarta-feira (26) que vai encaminhar ao Ministério da Educação uma recomendação para a anulação do Enem em todo o país. O MEC informou que ainda não recebeu a solicitação do MPF e que já acionou na manhã desta quarta-feira a Polícia Federal para investigar o caso.

O procurador da República, Oscar Costa Filho, teria confirmado o vazamento. “Houve vazamento. A materialidade (do crime) está comprovada. A investigação será só pra comprovar a autoria” – disse o procurador, que ainda afirmou que nessa quarta-feira (26) acionará o INEP – Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais pedindo a anulação do exame e a colaboração para a solução do problema.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Ministério da Educação afirmou: "O Ministério da Educação e o Inep (autarquia do MEC que organiza o Enem) continuaram acompanhando o tráfico de informação na rede social mesmo após a aplicação das provas. As informações veiculadas com maior intensidade nesta terça-feira por estudantes de Fortaleza dando conta de que estudantes do Colégio Christus teriam recebido apostilas com questões semelhantes à do exame nos obrigou a revisar todas as medidas de segurança da aplicação da prova de Fortaleza. Não há nenhum registro de vazamento de problemas de logística, de que nenhum vazamento tenha saído da prova”.

Não se sabe se o Enem 2011 será cancelado em todo o país, até agora somente os 639 estudantes do Colégio Christus terão de refazer as provas nos dias que as mesmas serão aplicadas para a população carcerária.
Novamente, na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 foi constatado o vazamento de questões antes de sua realização, com a utilização de informações do exame em um simulado do Colégio Christus, em Fortaleza.


Estudantes podem recorrer individualmente ou em conjunto.

O Ministério da Educação ainda tentou não repetir o caso da duas últimas edições, reforçando a segurança em torno da elaboração das questões chegando a contratar o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para evitar erros de impressão.

Os cerca de 5,4 bilhões de estudantes em todo o Brasil têm onde recorrer, caso se sintam prejudicados.

Segundo falou à Veja o advogado Edson Cosac Bortolai, os participantes podem solicitar individualmente indenização na Justiça. Para isso, é preciso procurar a ajuda de um advogado.

Em 2010, após reclamações de que redações haviam sido anuladas indevidamente, diversos estudantes iniciaram uma batalha judicial para que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) exibisse a correção da prova.

No Rio, uma participante do Enem obteve o direito de ter acesso ao espelho da prova (a partir de 2012, o Inep se comprometeu a exibir a correção da redação a todos os candidatos).

O histórico de ações legais revela que poucos participantes venceram as batalhas nos tribunais.

Todas as liminares concedidas em 2010 com base em ações do Ministério Público ou de participantes foram derrubadas por instâncias superiores da Justiça, incluindo a que pedia o adiamento do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

No caso do candidato pedir uma indenização, a ação pode demorar muito tempo, e o alvo não pode ser o Inep. O advogado explica: "quem optar por esse caminho, deve pedir reparos à União já que o MEC e o Inep não possuem personalidade jurídica e não podem responder a processos dessa natureza".


Enem 2011 Cancelado: MEC Admite Vazamento de Questões do Enem (FOTOS)

O Ministério da Educação admitiu, por meio de sua assessoria de imprensa, que houve vazamento do conteúdo da prova antes de sua realização.
Estudantes do Colégio Christus, em Fortaleza, tiveram acesso a questões similares em um simulado interno do centro educacional, de acordo com a Veja.
"Pelas informações que apuramos pelas redes sociais, os alunos tiveram acesso a nove questões da prova", disse o MEC. "Estudamos a possibilidade de cancelar a prova dos alunos desse colégio. Caso isso ocorra, eles farão a prova no final do mês. Se ficar apurado envolvimento da escola, a instituição será processada".
O MEC já acionou a Polícia Federal para apurar, entre outras questões, como as questões da prova foram parar nas redes sociais.
Ao mesmo tempo, o procurador da República no Ceará Oscar Costa Filho vai pedir ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionaios (Inep), autarquia do MEC responsável pelo Enem, a anulação de 14 questões do exame.
As imagens do exame do Enem e do simulado do Colégio Christus podem ser vistas abaixo.
O procurador Oscar Filho declarou à Veja: "As imagens são provas irrefutáveis de que houve desequilíbrio no exame, favorecendo uns poucos e prejudicando milhões", diz o procurador. "No momento, a preocupação não é descobrir como as questões foram parar no simulado da escola, mas, sim, evitar que o exame seja desigual a todos os seus participantes".
O procurador ressaltou que, caso o Inep se recuse a anular as questões, o Ministério Público Federal no Ceará dará início a um processo judicial exigindo a anulação das perguntas e até a suspensão do Enem 2011.
Enem 2011 Cancelado: Estudantes Vão às Redes Sociais Protestar Vazamento
Com a notícia de que o Ministério da Educação (MEC) pode anular o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011) por conta da suspeita de vazamento de informações das provas, muitos estudantes mostraram sua indignação com o fato por meio das redes sociais.
As reclamações dos estudantes estão por todos os lados, das redes sociais como o Facebook e o Twitter. No microblog, hashtag #enemvendido foi criada para comentar o assunto. Muitos dos que prestaram o exame demonstraram indignação a esse novo problema envolvendo a prova.
"Logo menos as faculdades públicas não aceitarão o Enem como nota, todo ano um problema diferente #enemvendido", diz hannalaura.
Augusto Namitala questiona: "Se cursinho conseguiu mais de 10 questões do ENEM o que garante que mais pessoas não conseguiram acesso as provas? #ENEMvendido
Já Tayná Abreu postou: “Tava muito estranho esse enem sem fraude.. O exame nacional do ensino médio tinha que ser a cara do nosso país, não acham ?” #ENEMvendido
Rochelle reivindicou: “não quero Enem cancelado para o Brasil inteiro, quero cancelado para os alunos da escola que receberam 14 questões antes !” #EnemVendido
De acordo com o jornal A Tarde, cerca de 14 perguntas também estavam em uma apostila distribuída pelo Colégio Christus dias antes da avaliação do MEC, segundo comentários de estudantes nas redes sociais. O MEC informou que acionou a Polícia Federal para investigar o caso.
O diretor da escola, Davi Rocha, segundo o G1, confirmou que as questões constam no banco de dados da instituição e justificou que colaboradores do colégio, que participaram de testes de nivelamento do Enem, podem ter incluído algumas perguntas do MEC no banco de dados da escola.
O gabarito oficial já está disponível pelo site:






CÍCERA MARIA
COORD. ESCOLA ABERTA-CEBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário