quinta-feira, 15 de setembro de 2011

AUTODIDATISMO É SAÍDA PARA SE APRIMORAR

___“Vai estudar!”


 Tempos depois: 
____“Viu, tirou nota baixa porque não estudou.” 

 _____Eu estudei sim! Estudei muito!

Quem já não viu este filme?

É claro que tem o outro lado, o daquele que realmente não quer nada com os estudos. Neste caso, o máximo que pode-se fazer é lamentar, afinal, todos podem fazer escolhas na vida.
Mas aqueles que querem estudar tentam, mas não conseguem muito. Fique sabendo que pode ser o jeito de estudar. Com a lata concorrência no mercado, podem faltar dinheiro e tempo para fazer cursos, mas sobram cobranças das empresas para que os profissionais estejam sempre atualizados. No aparente beco sem saída, há uma solução: tomar a iniciativa de estudar por conta própria, nas horas vagas.

Ë possível apredender sozinho sobre qualquer assunto, e o segredo, segundo especialistas, não está na quantidade de aulas ou no acompanhamento, mas na forma de estudar, o que exige técnica, curiosidade e, claro, disposição.  O primeiro passo para aprender com eficiência é identificar, na sua rotina, onde existe desperdício ou economia de tempo.   "Basta somar 20 minutos diários de leitura. 
1 - Encontre tempo
O estudo eficiente exige disponibilidade de tempo e regularidade. Se você é um da- queles que "não têm tempo para nada", comece esquematizando e planejando suas tarefas semanais. Minutos gastos todos os dias no trânsito,  numa fila  ou 
transporte coletivo são valiosos quando somados.

 2 - Administre a agenda 
Monte uma planilha com as atividades da semana por dia, para verificar se não está gastando tempo demais com tarefas irrelevantes ou pouco tempo  com  tarefas  essenciais.
3 - Organize um local para estudar
Por maior que seja o seu poder de concentração, o barulho impede que  haja 100% de aproveitamento numa leitura ou na memorização. Por isso é importante escolher um local arejado, bem iluminado e silencioso.
4 - O isolamento é essencial
Para estudar sozinho de forma eficiente, avise os amigos e os familiares de que, pelo menos por alguns minutos, você terá de se isolar. Interrupções constantes  prejudicam o aprendizado.

5- Saiba motivar-se constantemente Ao contrário da infância, quando se é estimulado pela família e pelos professores a aprender, na idade adulta é preciso cuidar da automotivação, assumindo a responsabilidade pela qualidade do seu aprendizado.

6- Faça um planejamento do aprendizado Estabeleça prioridades e planeje as estratégias para alcançar o seu objetivo, que é adquirir determinado conhecimento. Isso inclui assimilar, organizar as idéias na mente e saber expressá-las de forma opinativa
7- Anote sempre Fazer apontamento é uma estratégia que pode ajudar a agilizar o aprendizado e até uma revisão. Não é necessário um grande detalhamento, só um lembrete rápido e resumido sobre determinado tópico
Consultores e professores - Folha de São Paulo- 30 de abril de 2000 - p 5-16

Nenhum comentário:

Postar um comentário