quarta-feira, 20 de julho de 2011

Noticias da Greve

ATO PÚBLICO NO LARGO DA TAQUARA ESTA QUARTA FEIRA(20/ 07)

Ficou decidido em reunião nesta segunda - feira, na sede da Regional 6 em Jacarepaguá, que haverá um ATO PÚBLICO no Largo da Taquara - quarta- feira as 15 horas.
SEPE Recolhe doações para o fundo de Greve

O Sepe está recebendo doações para ajudar a mobilização da rede estadual, em greve desde o dia 7 de junho. O interessado em ajudar pode depositar qualquer quantia nas contas bancárias em nome de Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação/RJ, banco Itaú, agência nº 5666 (Cidade Nova), nas contas: 00972-4 e 00979-9.
Atenção, o sindicato não autoriza o recolhimento de dinheiro que não seja nestas contas. Diretoria do Sepe.

Nota Oficial Sobre o SAERJINHO ( do SEPE)

“O Sepe esclarece a respeito da matéria veiculada pelo RJ TV 2ª Edição hoje: as provas do Saerjinho são uma parte importante do Plano de Metas apresentado pela Secretaria Estadual de Educação e tem como um dos seus eixos ameritocracia. Isto significa que o resultado desta e de outras avaliações externas será utilizado para “premiar ou punir” professores e funcionários de acordo com o resultado das provas, estabelecendo uma lógica de remuneração variável. Não somos contra a qualquer avaliação diagnóstica que tenha por objetivo identificar problemas no processo ensino aprendizagem para melhorar a qualidade da educação. O problema é que o Saerjinho é uma avaliação classificatória que pretende estabelecer salários diferentes de acordo com a produtividade de cada escola, desconhecendo que este sistema já deu errado em vários lugares como Chile, EUA ou São Paulo, por exemplo. E já deu errado aqui no Rio também com o Programa Novo Escola, que foi um tremendo fracasso. Acreditamos que a educação é um direito de todos e dever do Estado. Estabelecer uma lógica produtivista na educação é esquecer que a escola não é fábrica, que a riqueza do processo educativo depende de muitas coisas além do esforço dos professores e funcionários, que não haverá qualidade na educação enquanto as condições de trabalho forem tão ruins quelevam ao abandono de mais de 20 professores por dia.
Por último é preciso denunciar o que a SEEDUC esconde. O Plano de Metas (do qual o Saerjinho faz parte) pretende punir professores considerando até mesmo o número de alunas grávidas nas escolas. Se o número de alunas grávidas em uma determinada escola aumenta, o salário do professor diminui. Essa é a lógica da meritocracia: tentar culpar o profissional da educação por tudo o que acontece na escola. Não boicotamos o Saerj para impedir um diagnóstico, pois nós profissionais da educação fazemos isso o tempo todo. Boicotamos o Saerj porque não podemos aceitar que a educação pública seja encarada como uma mercadoria vendida apreços diferentes dependendo das condições do “negócio”. Educação de qualidade é direito de todos!”

Abaixo, citação do professor Luiz Carlos Freitas sobre o assunto

“Isso não significa que todas as escolas não tenham de ser eficazes em sua ação. Muito menos que as escolas que atendem à pobreza estejam desculpadas por não ensinarem, já que têm alunos com mais dificuldades para acompanhar os afazeres da escola. Ao contrário, delas se espera mais competência ainda. Mas os meios e as formas de se obter essa qualidade não serão efetivos entregando as escolas à lógica mercadológica. A questão é um pouco mais complexa. Deixada à lógica do mercado, o resultado esperado será a institucionalização de escola para ricos e escola para pobres (da mesma maneira que temos celulares para ricos e para pobres). As primeiras canalizarão os melhores desempenhos, as últimas ficarão com os piores desempenhos. As primeiras continuarão sendo as melhores, as últimas continuarão sendo as piores. Mas o sistema terá criado um corredor para atender as classes mais bem posicionadas socialmente, o que será,é claro, atribuído ao mérito pessoal dos alunos e aos profissionais da escola.” - FREITAS, Luiz Carlos. Eliminação adiada: o ocaso das classes populares no interior da escola e a ocultação da (má) qualidade do ensino. in:Educação e Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 965-987, out. 2007.”

Fonte: http://www.seperj.org.br/
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AVISO DO C. E. Brigadeiro Schorcht

Como ficou exposta acima, pelo menos até dia 03 de agosto, quando ocorrerá outra assembléia dos professores do estado do Rio de Janeiro, a greve continua.
Lembramos que o C. E. Brigadeiro Schorcht está oferecendo aos alunos do 3º ano as aulas de reforço do novo ENEM, que está acontecendo em dois horários, manhã e tarde. Manhã para os alunos do primeiro turno, as 8horas e a tarde para os alunos do segundo e terceiro turnos, as 13horas e aos sábados das 8h até as 15h para todos que ainda tiverem alguma dúvida, ou que tenham perdido alguma aula. Este horário é provisório, ou seja, esses alunos freqüentarão as aulas no contra turno (alunos da manhã estudarão a tarde e vice e versa; os da noite podem escolher manhã ou tarde) e TODOS podem vir aos sábados.

A festa Junina – ARRAIÁ DO CEBS.

Devido a greve, ainda não aconteceu nosso arraiá, já que os alunos não puderam se encontrar para os ensaios, combinar quem vai ficar nas barracas, e também a entrega das prendas, bebidas e doces/salgados para a festa. Em última reunião com alguns alunos do terceiro ano ( dia que iniciou as aulas de reforço de ENEM), ficou combinado que tão logo termine a greve, os preparativos para a festa recomeçarão. A nossa festa é importante, não só para nossa diversão, como para a formatura dos alunos do terceiro ano e ajuda a uma Instituição de caridade.

Alunos do 1º e 2º ano

Será feita uma grade de horários das aulas de reforço para ajudar aos alunos do primeiro ano e segundo ano. Aqueles que no primeiro bimestre não tiveram bom rendimento e também todos que sentirem necessidade poderão participar, mesmo porque, com a paralisação dos professores, as aulas ficaram atrasadas e naturalmente serão repostas. Mas tudo isso só será possível, após o retorno dos professores, quando junto aos alunos e a direção e também toda a equipe pedagógica da escola sentarão para decidirem qual ou quais as estratégias deverão ser tomadas.

Aguardem novas notícias!

Cícera Maria
Coord. Programa Escola Aberta-CEBS

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