domingo, 4 de agosto de 2013

A respeito da manifestação dos alunos do Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht

CARTA CONVOCAÇÃO
Rio de janeiro, 09 de junho de 2013.
           Gerir uma escola do porte do Brigadeiro Schorcht não é tarefa fácil, estar à frente de mais de 1500 alunos, em torno de 100 professores e 50 funcionários e de uma comunidade, que cada vez mais aumenta o seu quantitativo e que requisita a escola constantemente, tem seus bônus, mas também seu ônus. O caminho tomado pela gestão sempre foi o mais democrático possível, ter autoridade, sem ser autoritário, mediar conflitos buscando a harmonia do ambiente escolar e ser tolerante com as falhas humanas, tolerância estendida a uma geração de alunos que chega ao CEBS com falhas na sua base de aprendizado e muitas vezes sem uma infraestrutura familiar que os proteja e lhes dê valores. Essa é uma tarefa muitíssimo difícil: gerir uma escola. Só entende a “dor e a delícia de ser o que é” quem é destemido o bastante para sair da sua zona de conforto e arregaçar as mangas na linha de frente, mas sempre com “os olhos cheios de cores e o peito cheio de amores” que não são vãos, “eu vou”, isto é,  nós vamos, “por que não”?  Mesmo com dificuldades: em manter o equilíbrio entre todas as partes, em administrar os percalços do caminho e em conquistar boas relações com as instâncias superiores das quais o colégio precisa para suprir suas necessidades.  
          Iniciamos um ano letivo difícil, convivendo com a falta de funcionários e de professores, agravado ainda mais pela imensa quantidade de licenças médicas, mas o barco não foi abandonado. Quando o colégio já estava sendo suprido de profissionais de apoio, a gestão lutando para conseguir mais professores para ir completando o seu quadro e a esperança de que esse próximo concurso de inspetores traga estes importantes profissionais, ocorre uma infelicidade que foi o não acesso imediato ao colégio na manhã de sexta-feira. Havia razões sérias para só um profissional estar com a chave e ele sabia da importância do seu papel, a diretora-geral apesar de estar com pneumonia procurou minimizar as perdas. Essa infelicidade não pode apagar a nossa luz, pois fazemos parte de uma escola que há décadas e pelas mãos de várias gestões obteve e obtém sucesso através dos alunos, que ingressam no 3º grau e conseguem um lugar ao sol no mercado de trabalho. As estatísticas podem não dizer isso, mas o trabalho de um corpo docente comprometido mostra-nos resultados surpreendentes de que, muitas vezes, só tomamos conhecimento muitos anos depois. Temos uma escola anos-luz à frente de outras escolas, com grandes aquisições, como por exemplo: uma sala de recursos e uma excelente profissional trabalhando nela; temos uma sala de multimídias de qualidade; salas do Projeto AUTONOMIA equipadas e também com excelentes profissionais; uma biblioteca com um acervo invejável organizada por professoras que fazem um bom trabalho e temos, ainda, quatro modalidades de ensino para atender melhor a clientela que chega ao colégio. Conseguimos recentemente uma Coordenadora Pedagógica da envergadura da Lygia e uma Orientadora Educacional incansável como a Silvana. Então, a gestão atual tem obtido ganhos inegáveis, sempre em diálogo com os profissionais que trabalham na escola, dando continuidade a um processo constante e contínuo que data desde Henriette Amado.
          Diante dos problemas e mesmo acamada a diretora Neide (após várias solicitações a fim de atender as diversas demandas em caráter de emergência) fez, por último, um apelo diretamente ao Secretário de Educação, e ele atendeu enviando uma equipe ao colégio, dando notícias sobre o andamento das obras previstas e notificando que o "PRESERVANDO" estará no colégio, a partir da semana que vem para início das obras de contenção do muro, além disso, o CEBS receberá mais funcionários para reforçar o seu quadro, nas próximas semanas, segundo informações recebidas.
images nosso caminho.jpg            E “para desentristecer” e não deixar os nossos corações tão sós, vamos nos encontrar no caminho.  Assim, visando ao bom andamento do colégio e ao diálogo, a gestão convoca os profissionais do CEBS para uma reunião geral no dia 11/06/2013 às 18h00.
              A Equipe Gestora agradece a atenção e conta com a participação de todos.

OBS.: Agradece também à poesia do Mano Caetano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário