domingo, 30 de dezembro de 2012

SÓ PRA LEMBRAR QUEM SOMOS E PARA QUE SOMOS



Visita a Bienal do Livro

Só pra lembrar o que somos e para que somos!

O Programa Escola Aberta do C.E.B.S. já está aceitando inscrições para as oficinas em 2013. Faça sua pré-inscrição em uma das oficinas e cursos e compareça a partir do dia 19 de janeiro de 2013 e confirme sua matrícula portando os documentos necessários: Cópia de RG- CPF- Comprovante de Residência e uma foto 3 X 4; se for menor de idade, deve comparecer com o responsável e uma cópia da Certidão de Nascimento.
Aproveite essa oportunidade!
Programa Escola Aberta
O que é o Programa Escola Aberta?
O programa é fruto de cooperação técnica entre o Ministério da Educação e a UNESCO e, em parceria com a Secretaria de Educação, chegou ao DF em 2006. O Programa Escola Aberta – PEA viabiliza em 2010, a abertura de 36 escolas públicas nos finais de semana, oferecendo
gratuitamente a seus alunos e a toda comunidade, oficinas nas áreas de esporte, lazer,  educação, cultura e formação inicial para o trabalho.
Saiba mais:
Quais os objetivos do Programa Escola Aberta?
• Estreitar os laços entre a escola e a comunidade;
• Favorecer a criação de um clima escolar harmonioso;
• Contribuir para a cultura de paz nas escolas, reduzindo
ocorrências de violência escolar;
• Possibilitar a criação de espaços alternativos de
lazer, educação, esporte, cultura e formação inicial
para o trabalho;
• Melhorar a qualidade da educação.
Como é possível melhorar a qualidade da educação por meio do Programa Escola Aberta?
Impactando na diminuição da evasão e da repetência por meio da:
• Construção de uma escola mais viva, participativa e
prazerosa;
• Promoção do diálogo entre os saberes populares e
escolarizados;
• Recriação de currículos e metodologias;
• Contextualização e ressignificação do trabalho escolar.
Quem faz o Programa Escola Aberta?
Nas escolas:
Coordenador Escolar – líder comunitário, indicado pelo diretor, que identifica demandas para as oficinas e talentos na comunidade para conduzi-las. É responsável pela abertura da escola nos finais de semana e coordena o trabalho dos oficineiros, assegurando a realização das atividades.
Professor Comunitário – servidor da escola, ligado à área pedagógica, também indicado pelo diretor. Atua em parceria com o coordenador escolar, tendo por função integrar as ações que acontecem nos finais de semana ao cotidiano escolar e vice-versa.
Oficineiros – talentos locais que, atuando como educadores populares compartilham seus saberes, oferecendo oficinas nos finais de semana para a comunidade.
Diretor – gestor responsável pelo programa que viabiliza, incentiva e colabora para o seu bom funcionamento.
Na Secretaria de Educação:
Coordenação local – equipe que acompanha e monitora as Escolas Abertas, auxiliando-as e orientando-as quanto às questões operacionais, financeiras e pedagógicas a fim de que tenham um bom funcionamento.
Supervisor – servidor da SEEDF, que visita as escolas todos os finais de semana, acompanhando, orientando e monitorando o trabalho desenvolvido. A equipe de supervisores se reúne quinzenalmente, com a coordenação local do programa para avaliação e planejamento das ações.
Comitê Distrital – formado pela coordenação local, supervisores e representantes do programa nas DREs. Se reúne mensalmente, para acompanhamento das ações desenvolvidas e troca de experiências.
No Ministério da Educação:
Coordenação Nacional – equipe que acompanha e monitora as Escolas Abertas em todo o Brasil.




Pense, você pode! Nós podemos! 


Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.

[Paulo Freire]











Cicera Maria





Nenhum comentário:

Postar um comentário