domingo, 30 de setembro de 2012

SEXUALIDADADE APÓS OS 50: ANDROPAUSA & MENOPAUSA


A VIDA (COMEÇA )APÓS OS 50 ANOS



Todos conhecem, já ouviram falar em MENOPAUSA, que acontece nas mulheres a certa idade da vida, normalmente aos 40 e poucos anos e 50 anos.  Não existe idade predeterminada para a menopausa. Geralmente ocorre entre os 45 e os 55 anos, no entanto, pode ocorrer a partir dos 40 anos sem que isso seja uma anormalidade. É dita menopausa precoce quando ocorre espontaneamente ou por cirurgia antes dos 40 anos. Não há relação entre a primeira menstruação e a idade da menopausa, nem tampouco existe relação entre a idade familiar da menopausa e a sua. Mas o que é MENOPAUSA? É o nome que se dá à última menstruação espontânea da mulher. O período da vida que antecede e precede a menopausa é chamado climatério (vai dos 45 aos 60 anos).
Nessa fase, os ovários deixam de produzir os hormônios estrogênios e progestógeno, de forma gradativa até perderem de vez a capacidade de funcionar. A mulher então deixa de ter a capacidade reprodutiva. Não é uma doença, é apenas um estágio na vida da mulher. No entanto, ocorrem diversas modificações no organismo feminino nessa fase que podem predispor o aparecimento e o agravamento de várias doenças. A principal característica da menopausa é a parada das menstruações. No entanto, em muitas mulheres, a menopausa se anuncia por irregularidades menstruais, menstruações mais escassas, hemorragias, menstruações mais ou menos frequentes. Outros sinais e sintomas característicos como ondas de calor, alterações do sono, da libido e do humor, bem como atrofia dos órgãos genitais, aparecem em seguida.




Bem, mas e nos homens, como é esta fase da vida? Acontece uma coisa parecida de nome ANDROPAUSA

.
 

Mas o que é ANDROPAUSA? O DAEM – Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino – popularmente chamado de andropausa é comumente relacionado ao fenômeno hormonal que acontece com as mulheres a partir da terceira idade, a menopausa, pois apresenta sintomas parecidos. Entretanto, o quadro de alterações físicas é bem diferente entre homens e mulheres.
Diferentemente da menopausa que chega para todas as mulheres, nem todos os homens passarão pela andropausa. Além disso, não existe uma idade comum para o surgimento dos sintomas. Geralmente é a partir dos sessenta anos, mas pode acontecer mais cedo ou mais tarde. Durante esse processo, o homem sofre: redução nos níveis de testosterona, o que não resulta na interrupção completa de sua capacidade reprodutiva; diminuição da massa e força muscular; aumento de gordura abdominal; diminuição da libido; diminuição do desempenho cognitivo; depressão; insônia; e desconforto constante. Ao perceber que sintomas como os mencionados acima estão surgindo, o homem deverá tomar alguns cuidados, na tentativa de amenizá-los. O primeiro diz respeito à rotina, que terá de ser mais saudável, com prática regular de exercícios físicos e alimentação balanceada e equilibrada. Assim, além de evitar os efeitos da andropausa, é possível prevenir doenças como hipertensão, diabetes, obesidade, entre outras. O segundo cuidado diz respeito ao tratamento médico. A partir dos quarenta anos, todas as pessoas devem redobrar a atenção para com a saúde e os planos de saúde ajudam muito nessa questão, pois proporcionam maior facilidade à realização de consultas e exames. E, mais especificamente sobre os homens, já próximos à terceira idade, é preciso manter contato frequente com o urologista, que poderá diagnosticar se o homem sofrerá ou não a andropausa e se ele precisará ou não de reposição hormonal, o principal tratamento médico para o fenômeno.

A questão demográfica

As últimas décadas têm sido acompanhadas por um grande aumento demográfico na população de idosos em todo o mundo. Os avanços na medicina, a descoberta de novos medicamentos, os programas sociais dos governos, os cuidados de prevenção e educação médica contribuem para aumentar a expectativa de vida da população, no Brasil e nos outros países. Dessa forma, o ser humano que agora vive mais anos também quer viver melhor esses anos, de preferência continuando a fazer aquilo que sempre lhe deu prazer.
A Organização Mundial da Saúde classifica como idoso o indivíduo com idade igual ou superior a 65 anos. No Brasil, o estatuto do idoso reconhece os direitos dos indivíduos após os 60 anos; prevê-se que em 2025 seremos 30 milhões de idosos.

Sexo depois dos 50
O papel da sexualidade após os 50 anos pode ser fundamental para a saúde física e psíquica de homens e mulheres.
A Organização Mundial da Saúde considera que uma sexualidade segura e prazerosa é um dos indicadores de qualidade de vida de uma população. O mito de que as pessoas começam a diminuir significativamente a atividade sexual por volta dos 50 anos e que a sexualidade é quase que definitivamente desativada a partir dos 60 anos carece de verdade. A idade não dessexualiza ninguém, porém, não se pode negar que a sociedade tem (ainda) um olhar meio estranho sobre a velhice sexuada. Em matéria de sexo, não há aposentadoria.

   O que muda

 Com o passar dos anos, a função sexual se modifica, como todas as outras do organismo. O sexo não fica pior, ou melhor; ele apenas fica diferente. A frequência do desejo diminui e a condição de se excitar também (lubrificação vaginal na mulher e ereção nos homens) assim como o orgasmo. Nas pessoas com pouca atividade sexual na fase adulta, o impacto é maior com o avançar da idade.

 Perdas e ganhos para o homem

 No homem com mais de 50 o desejo não vem acompanhado de ereção imediata, necessitando de estimulações mais prolongadas, mais intensas e mais genitais. As ereções tendem a ser menos firmes ou menos duradouras (suficientes para a penetração). A necessidade física de ejacular diminui, resultando em demora para ter o orgasmo. Isso explica porque alguns homens, com o avançar da idade, deixam de ser ejaculadores precoces. Porém, para outros, o medo de perder a ereção faz com que “aprendam a gozar mais rápido”, antes que a ereção se perca, e acabam por não desfrutar de orgasmos mais demorados. Nessa fase o homem pode levar muitas horas, e até dias, para conseguir ter sexo novamente após o orgasmo; mas em termos de sexualidade, a qualidade do prazer e o fortalecimento da relação entre os parceiros falam mais alto do que a quantidade de relações sexuais na semana.

 E as mulheres ?

 Com a menopausa, elas podem apresentar perda de excitabilidade, demora e menor volume de lubrificação, assim como orgasmos menos intensos. A mulher, ao contrário do homem, pode ter várias relações seguidas acompanhadas de orgasmos. Após a menopausa, a mulher pode ser beneficiada com a reposição hormonal, mas somente seu médico pode avaliar a adequação do tratamento.

Problemas sexuais

 Nessa etapa da vida as pessoas são bastante suscetíveis aos problemas sexuais, em particular a disfunção erétil (DE) entre os homens e o desejo diminuído entre as mulheres. Doenças vasculares, diabetes e hipertensão, além de outras (depressão, câncer, etc.), cirurgias e uso constante de medicamentos para doenças crônicas incidem mais fortemente a partir dessa idade. A monotonia conjugal e disfunções sexuais do(a) parceiro(a) são fatores importantes na origem dos problemas sexuais do casal.

Há solução para a maioria dos problemas sexuais

 Hoje, podemos contar com medicamentos seguros e efetivos para a DE, como no caso das drogas orais facilitadoras de ereção. Há até a que permite mais tempo para o namoro e preliminares, o que é fundamental nessa fase. O avançar da idade não representa o fim da atividade sexual, mesmo que existam problemas nessa área. Dialogue com seu parceiro e juntos procurem ajuda médica. A sexualidade plena resulta em qualidade de vida e é uma possibilidade real para os casais com mais de 50 anos. 

Sexo & Verdades
.
Uma das mais famosas e prestigiadas sexólogas norte-americanas, Dr. Laura Berman, respondeu, no website da revista AARP, às 10 perguntas mais frequentes sobre o sexo depois dos 50 anos. Tome nota.

1. Quais são os problemas de disfunção sexual mais comuns em pessoas entre os 57 e os 64 anos?
Na generalidade, estão incluídos a diminuição da líbido sexual.  À medida que se envelhece, o corpo e as hormonas modificam-se, incluindo os órgãos genitais e a qualidade do orgasmo. Para os homens, significa, em muitos casos, disfunção eréctil. Nas mulheres pode originar uma diminuição da sensação e de lubrificação nos órgãos genitais.

2. Porque será que existem tantos problemas sexuais nesta faixa etária? Como é que se acumulam, dos 50 aos 56 e dos 65 aos 70 anos?
Há problemas idênticos nos dois grupos etários. A maioria é fácil de tratar, dependendo apenas da vontade de cada um para os resolver.
9. Qual é o maior desafio sexual nos casais de mais idade?
Tornar o sexo uma prioridade! Muitas vezes, os casais pensam que bom sexo deixa de ser possível depois dos 50 anos...mas é! É possível ter-se sexo de qualidade em qualquer idade, desde que estejam dispostos a torná-lo uma prioridade nas suas vidas.

10. Que aspecto pode tornar o sexo de casais de mais idade ainda melhor do que o de casais mais novos?
Os níveis de conforto e de auto-aceitação que os casais de maior idade adquirem podem, definitivamente, tornar o sexo melhor, em comparação com casais mais novos. Já para não falar nos truques e na experiência que ganharam ao longo dos anos e que se traduzem em sexo extraordinário.

Este artigo não dispensa a consulta de informação clínica sobre o tema e, sobretudo, os conselhos do seu médico de família.
 

O IMPORTANTE PARA VOCÊ SABER:

Maiores informações, consulte a fonte abaixo, porém, não deixe de procurar um médico, é ele quem pode tirar as dúvidas, explicar, as modificações do seu corpo. Uma coisa é certa, apesar de todas essas modificações naturais que o seu corpo está ( ou estará) passando, a sua sexualidade não precisa ficar comprometida, assim como as outras partes da sua vida. 
Os exercícios físicos, a alimentação é muito importante em todas as fases da vida, seja ela na infancia, adolescencia, adulta e a fase pós adulta. 
Outra coisa interessante e muito importante, é a diversão, aliás, isso fica até melhor, pois com filhos criados, os netos podem até ser sua companhia nas festas.
Os tais bailes da terceira idade são muito legais em qualquer idade... Dançar é um exercício delicioso e melhor ainda, divertido.
Venha fazer aula de dança de salão... imagine, sentar-se numa sala de aula novamente ao lado do seu neto, fazendo oficina de violão, teatro, canto e informática. Sabia que a maioria dos alunos nas aulas de informática são os mais novos de 60 anos ou mais?
Então, não fique parado, nao fique sofrendo se está passando por este momento de MENOPAUSA OU ANDROPAUSA, é uma fase que passa e o importante é VIVER com SAÚDE!

 FONTE:
acessados em 01-10-2012 .)



CÍCERA MARIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário