OLÁ!
GOSTARIA DE UMA AJUDA SUA EM RELAÇÃO A UM CASO DE UM ALUNO QUE VEIO PARA MINHA TURMA ENCAMINHADO PELA DIREÇÃO E COORDENAÇÃO ESCOLAR, MAS QUE A MÃE TROUXE PARA EU TENTAR AJUDA-LO. EIS O CASO, ESPERO QUE POSSAM ME AUXILIAR.
ACHEI ESTE TRABALHO MUITO INTERESSANTE E GOSTARIA DE SABER MAIS. ESTOU COM UM ALUNO QUE TEM DIFICULDADE NA FALA - LINGUAGEM TATIBITATI- ELE TEM 7 ANOS E FALA COMO UMA CRIANÇA DE 2 ANOS. ALÉM DISSO, SEUS DESENHOS SÃO APENAS RABISCOS, A FIGURA HUMANA PARECEM COMO RISCOS, UNS MAIORES OUTROS MENORES SIMBOLIZANDO PESSOAS COMO MÃE E IRMÃ E OUTRAS, ISSO IDENTIFICADO POR ELE, QUANDO LHE PERGUNTEI QUEM ERAM. AS "PESSOAS", NÃO TEM FORMA, NÃO APRESENTAM BRAÇOS, CABEÇA, NEM CORPO. SÃO FIGURAS COMO MATO, PLANTA, COMO UM RISCO EM V INVERTIDO COM ALGUNS TRAÇOS EM SUA VOLTA.
ELE NÃO TEM PAI, É ÓRFÃO, MORA COM A MÃE, IRMÃ DE 12 ANOS, AVÓ,TIOS E TIAS, PRIMOS E PRIMAS NUM MESMO QUINTAL, NÃO NA MESMA CASA. NÃO APRENDEU AINDA A LER, NAO RECONHECE AS LETRAS, PELA DIFICULDADE EM FALAR ADEQUADAMENTE, APRESENTA TAMBÉM DIFICULDADE EM APRENDER O ALFABETO, AS SÍLABAS.
EM ENTREVISTA COM A MÃE, ELA DISSE QUE LEVOU O MENINO NUM FONOAUDIÓLOGA- ELA TIROU DE LÁ, POR ACHAR QUE NÃO ESTAVA RESOLVENDO O PROBLEMA DE SEU FILHO- E LÁ FOI INFORMADA QUE O "PROBLEMA" DO FILHO É POR "CULPA" DELA E DA AVÓ PATERNA; ELES OUVIAM O MENINO FALAR E ACHAVAM BONITINHO E NAO CORRIGIAM. SÓ PERCEBERAM QUANDO ENTROU NA ESCOLA E OS PROFESSORES, COORDENAÇÃO E DIREÇÃO ESCOLAR LHES FALARAM DA DIFICULDADE DELE.
COMO AJUDÁ-LO A SE ALFABETIZAR? EU RECOMENDEI A MÃE QUE O "TRATAMENTO" DEVE SER MULTIDISCIPLINAR, QUE ERA MUITO IMPORTANTE QUE ELA O LEVASSE A FONOAUDIÓLOGA E TALVEZ TAMBÉM AO PSICÓLOGO, PARA TESTAR SUA MATURIDADE COGNITIVA, TAMBÉM EM UM NEUROLOGISTA PARA VERIFICAR ALGO NEUROLÓGICO. FALEI QUE ERA MUITO PRECISO SEGUIR AS ORIENTAÇÕES, ´POIS ELA FAZIA PARTE DO PROCESSO DE "CURA" DO FILHO, OU SEJA, DA SUA APRENDIZAGEM. MAS EU AINDA ESTOU INSEGURA DE COMO AJUDÁ-LO. FIZ CERTO EM RECOMENDAR ESSES PROFISSIONAIS? ACREDITO QUE DEVEMOS TRABALHAR JUNTOS COM ESSE MENINO. SERÁ QUE VAI ADIANTAR? SERÁ QUE ESSES TIPOS DE DESENHOS SÃO INDÍCIOS DE ALGO MAIS GRAVE? TENHO OUTROS ALUNOS DA IDADE DELE QUE FAZEM DESENHOS COM CARACTERÍSTICAS HUMANAS, EMBORA NATURALMENTE NÃO TÃO ELABORADOS.
PODE ME ORIENTAR QUANTO A ISSO?
RESPOSTa:
Ólá!
Suas intervenções foram maravilhosas. É isso mesmo! É importante verificar que não há uma única causa atrapalhando a alfabetização dessa criança, mas pode ser um conjunto de fatores. É importante trabalhar com a mãe no sentido de que ela supere qualquer suposta suposta "culpa" e se mobilize a fazer diferente. No trabalho com crianças o papel dos cuidadores (pais, avós, etc.) é fundamental. As mudanças nessas relações produzem efeito rápido nas crianças. Além disso, ir aos especialistas que você indicou e, principalmente, apostar no desenvolvimento dessa crianças. Estimulá-la independe do resultado dos exames neurológicos é sempre muito positivo.
Espero ter ajudado.
Abraços.
cícera maria
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