segunda-feira, 27 de agosto de 2012

CÓLICA MENSTRUAL NÃO É NORMAL II



Só quem é mulher é que sabe, que todos os meses aquela dor insuportável chega, mais tem outras mulheres que simplesmente não sentem nada, sendo assim surgiram grandes mitos e verdades sobre a cólica menstrual que escutamos por ai, e hoje você vai saber alguns destes mitos e verdades que poderão te ajudar, assim todos os meses você poderá ficar  mais tranquila com as dores. Confira!

Diversas pessoas, na verdade a maioria costumam achar que a cólica é uma doença, mas na verdade não é, isso é um sintoma normal da menstruação, não há nenhuma cura, mais há sim tipos de tratamentos para amenizar a dor, outro mito são que as bolsas de água quente ajudam a aliviar a dor, isso é uma grande verdade, o tratamento térmico, não apenas as bolsas quentes, mais as geladas também ajudam a aliviar a dor, para ver qual é melhor para você, basta fazer seus testes, afinal não custa nada.
Leia também:
Há um outro grande mito, que se trata de que se você tomar banho e lavar a cabeça pode piorar a cólica, pois bem,  não existe nenhuma relação das atividades do nosso dia-a-dia com a cólica, o que pode acontecer é que a mulher acredite que isso faz mal, e de verdade pode piorar, por este motivo esqueça esta lenda e lave sim seus cabelos no período de menstruação sem medo, outra verdade é que o uso de anticoncepcional melhora a cólica.
Existem uma grande parte de mulheres que sentem uma grande melhora ou até mesmo a ausência de cólica durante a menstruação, pois bem, segundo médicos ginecologistas, consumir anticoncepcional reduz o fluxo de sangue produzindo desta forma uma falsa menstruação muito conhecido pelos médicos como hemorragia de privação, ou seja, menos sangue é igual a menos contrações diminuindo assim a dor.
Não acabou não, pois ainda existe um outro mito, que nada mais é que os analgésicos, é isso ai, muitas acham que estes eliminam a cólica, porém na verdade os medicamentos só aliviam a dor, mais isso não quer dizer que elas interrompem, lembrando que para a cólica o mais indicado é usar os anti-inflamatórios específicos que foram indicados pelo seu médico.


Agora, as mulheres que estão grávidas sentem menos cólica, e isto pode crer que é a mais pura verdade, quando está na gestação o útero sofre modificações deste modo o fluxo de sangue e as contrações uterinas também vão sofrer alterações podendo desta forma diminuir as cólicas. Outro mito, são os tipos de alimentos, dizem que dependendo do que você come sua cólica pode aumentar.
Porém na realidade, nenhum alimento influencia na cólica, outro erro é achar que TPM é a mesma coisa que cólica, a cólica é uma dor que vai e volta, já a TPM pode vir de 15 a 10 dias antes de ocorrer a menstruação, ou seja, um martírio.



Endometriose
O que é?

Endometriose é uma doença que acomete as mulheres em idade reprodutiva e que consiste na presença de endométrio em locais fora do útero.
Endométrio é a camada interna (revestimento interno) do útero, que é renovada mensalmente pela menstruação.
Onde se localiza?
Os locais mais comuns da endometriose são: Fundo de Saco de Douglas (atrás do útero), septo reto-vaginal (tecido entre a vagina e o reto), trompas, ovários, superfície do reto, ligamentos do útero, bexiga e parede da pélvis (peritôneo).
Dr. Sérgio dos Passos Ramos



Então, senhoras e senhoritas, procurem ajuda. Não fiquem sofrendo achando que é normal. Estar menstruando mensalmente é normal, com algum encomodo, pode até ser que aconteça, mas nada que lhe altere o dia a dia, a ponto de voce ter que ficar de repouso em casa, de cama. Se não tem menstruação, o saudável é uma gravidez( se estiver no momento certo, esperado) ou uma menopausa ( se o tempo for para isso) De qualquer forma, o melhor é consultar seu médico.





Cícera Maria
Pedagoga-
 Coord. Social
Progr. Escola Aberta- CEBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário