quarta-feira, 20 de junho de 2012

CEBS & RIO + 20 2ª PARTE


Educação
Notícias
Educação
Risolia participa da abertura da Cúpula Mundial de Estados e Regiões da Rio+20
 19/06/2012 - 19:27h - Atualizado em 19/06/2012 - 19:32h
Secretário prestigia o evento e conversa com alunos das escolas da rede

Foto: Cris Torres

O secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, participou, nessa terça-feira (19.06), da cerimônia de abertura da Cúpula Mundial de Estados e Regiões. O evento, que faz parte da programação da Rio+20, foi realizado no auditório do Pavilhão do Estado do Rio de Janeiro, no Parque dos Atletas, Zona Oeste da capital.


Ao entregar a declaração de propostas da Cúpula para a Rio+20 nas mãos da representante da ONU, Cristiane Figueiras, o governador Sérgio Cabral declarou a satisfação em promover esse encontro.

– É uma satisfação receber esse evento tão importante que é a Rio+20, com todas as suas vertentes: a da sociedade mobilizada, a das organizações não-governamentais, a dos acadêmicos, pensadores e estudiosos, a dos planos de governos diferenciados, a das questões nacionais e debates regionais. Nosso papel, como governantes regionais, é promover a construção das parcerias entre os atores nacionais e os municipais – declarou.
 
Representando a presidente Dilma Rousseff, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, observou que o conjunto de propostas de todos para melhoria das condições de vida no planeta será o principal legado da Rio+20.
– É uma sinergia extremamente positiva, para que não só o compromisso a ser assumido pelos governantes mundiais, através da declaração oficial das nações unidas, seja importante. Ter um planeta com desenvolvimento sustentável é responsabilidade dos governantes, mas também da sociedade civil, dos governos regionais, dos parlamentos e de todos – disse.
 

[ALUNOS DO C.E.BRIGADEIRO SCHORCHT AO LADO DO SECRETARIO DE EDUCAÇÃO E ANIMADORA  CULTURAL VANIA AFONSO]





No final da cerimônia, o secretário Wilson Risolia encontrou com alunos da rede estadual de ensino que visitavam as exposições do Parque dos Atletas e fotografou ao lado deles.
 
– É fundamental que nossos estudantes participem dos eventos da Rio+20. Eles saem com uma nova visão e mais informações para debater com colegas, professores e responsáveis o que pensam e desejam para o futuro do planeta.
 
A Cúpula Mundial de Estados e Regiões foi organizada pelo Governo do estado em parceria com a Organização das Regiões Unidas (ORU-Fogar), a rede de Governos Regionais para Desenvolvimento Sustentável (NRG4SD) e o The Climate Group. No evento, foi lançada a Coalizão Global de Estados e Regiões para Uma Nova Economia, compromissos, metas e iniciativas que abrangem as questões econômicas, sociais e ambientais de desenvolvimento sustentável.
 
Participaram da mesa de abertura o vice- governador Luiz Fernando Pezão; o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc; o primeiro-ministro de Quebec, no Canadá, Jean Charest; o governador de Azuay, no Equador, Paul Carrasco; a ministra do Meio Ambiente do País Basco, na Espanha, Pilar Unzalu; o ministro de Sustentabilidade da Austrália do Sul, Paul Caica; e o ministro de Território e Sustentabilidade da Catalunha, Espanha, Luís Recorder Miralles.

 SITE:http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=977330



CÍCERA MARIA



ATENÇÃO:

Escrevam aqui no blog! Venham à escola! Dê sua opinião e sua sugestão!
NÃO SERÃO ACEITOS OU LEVADOS EM CONSIDERAÇÃO QUALQUER COMENTÁRIO DESTRUTIVO OU OFENSIVO OU CRÍTICAS QUE NÃO TRAGAM SOLUÇÃO.

Um comentário:

  1. É,o RIO + 20 está mesmo movimentando muita gente, infelizmente, não vai resolver os problemas. Mas, ao que parece, não é este mesmo o objetivo e sim criar situações para que as próximas gerações façam alguma coisa, se é que haverá o que fazer com tantas destruições ao meio ambiente.
    As escolas, com seus alunos e professores seriam, ou são a última forma de tentar modificar algo. Eles atuam como aqueles que informam, pesquisam, agentes multiplicador do que será a melhor forma de preservar ou transformar um ambiente num lugar melhor para viver hoje e amanhã.
    Mas ainda parece que o dinheiro é mais importante, algo que não se come,mas compra comida, no entanto, se não tiver onde comprar, fica difícil né? Pelo que todos falam, isso é para onde caminha a humanidade, o futuro desse jeito é assustador.

    ResponderExcluir