Parte I
O que é Dança de Salão? Qual sua origem?
É uma das formas mais tradicionais de se dançar. Tem sua origem nas gafieiras e ganhou bastante divulgação no final da década de 80 quando começou a ser mais divulgada pela televisão em tramas de novelas e programas de auditório. A Dança de Salão, no seu formato original é composta por três ritmos principais:
- O Samba que mantém algumas características do samba de gafieira e incorporaram novos estilos e figuras podendo ser dançado em pagodes, bossa nova ou samba rock.
- O Bolero que é mais tranqüilo, também recebeu um novo formato com mais giros e pode ser dançado também em músicas atuais como MPB e baladas.
- O Soltinho que é um gênero muito divertido e é a mistura de alguns ritmos como swing, fox e outros, também pode ser praticado em uma grande variedade de estilos musicais. É uma ótima combinação para quem deseja começar a dançar.
A Dança de Salão: a combinação Samba - Bolero – Soltinho ainda é vista de uma forma preconceituosa. Muito é culpa do que é mostrado em novelas e apresentações de televisão.
Ao contrário do que se pensa, esse tipo de dança é praticado por pessoas de todas as idades e já é o favorito de muita gente que conseguiu com essa prática adquirir saúde, diversão e amigos.
Zouk: afinal que dança é essa?
Muito diferente do Zouk original dançado no Caribe, a lambada- zouk dançada no Brasil esbanja sensualidade e beleza. Herdeiro direto da antiga lambada que contagiou o Brasil e o mundo no final da década de 80, o Zouk ou a Lambada-zouk como também é conhecida, mantém os fundamentos originais daquela dança. Ao adotar este ritmo caribenho, a lambada ficou mais lenta e melodiosa, incorporou o próprio nome do ritmo e com o passar dos anos se enriqueceu de novas figuras e estilos. Hoje é praticada em todo o país e em alguns lugares do mundo, por uma legião de apaixonados que afirmam ser esta a dança mais sensual e bonita do planeta.
Cícera Maria
Aviso: Foram abertas as inscrições para a Dança de Salão. Horário: 09:30h
Vagas limitadas!
Agradecemos sua visita.
Cícera Maria
Coord.Programa Escola Aberta-CEBS
Nenhum comentário:
Postar um comentário