terça-feira, 29 de outubro de 2013

FAÇA SUA INSCRIÇÃO NO SITE MATRÍCULA FÁCIL A PARTIR DO DIA 29 DE OUTUBRO

Home  » Secretaria de Estado de Educação - SEEDUC  » Faça sua inscrição no site Matrícula Fácil a partir do dia 29 de outubro
EDUCAÇÃO
FAÇA SUA INSCRIÇÃO NO SITE MATRÍCULA FÁCIL A PARTIR DO DIA 29 DE OUTUBRO


OBS.: O site matriculafacil.rj.gov.br só estará no ar a partir do dia 29 de outubro

Veja como é simples e rápido ingressar na rede estadual de ensino. A matrícula informatizada é a maneira mais democrática e prática para que alunos de outras redes, da própria rede estadual que deseja mudar de escola ou mesmo aqueles que pararam de estudar tenham uma oportunidade nas escolas estaduais.

O candidato interessado poderá ingressar nas seguintes séries:

- 1ª 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio Regular;
- 1ª 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Inovador;
- Módulos I, II e III do Ensino Médio da Nova Educação de Jovens e Adultos;
– Módulo I do Projeto Autonomia Ensino Médio (Não Seriado);
- 1ª 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Normal (Formação de Professores em horário integral).
– 6º, 7º, 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental Regular;
- Fases VI, VII, VIII e IX do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos;
– Módulo I do Projeto Autonomia Ensino Fundamental (Não Seriado);

COMO SE INSCREVER:

O candidato interessado deverá acessar o site www.matriculafacil.rj.gov.br, no período de 29 de outubro a 1º de dezembro de 2013. Na página eletrônica, haverá informações sobre como se inscrever; escolas com vagas disponíveis; idade para se inscrever em cada série ofertada; e como e quando confirmar sua matrícula na escola.

DIVULGAÇÃO:

No dia 19 de dezembro, o resultado da inscrição será divulgado no site www.matriculafacil.rj.gov.br. A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) também enviará email e SMS válidos para os candidatos que se cadastraram corretamente. É importante que você confirme sua pré-matrícula na escola em que foi selecionado no período de 03 a 08 de janeiro de 2014, portando a seguinte documentação:

DOCUMENTAÇÃO:

I – Carteira de Identidade ou documento que a substitua (Certidão de Nascimento ou Casamento) – Original (será devolvida no ato) e CPF, se possuir;
II – Histórico Escolar ou Declaração da última Unidade Escolar em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola;
III – Carteira de Identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos, original e cópia;
IV – Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso);
V – Comprovante de residência;

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA:

Se você já é aluno da rede estadual e deseja permanecer na mesma escola, é necessário que seja feita somente a renovação da sua matrícula na sua unidade escolar. Para isso, procure a secretaria da sua escola no período de 17/09 a 17/10/2013.

CRONOGRAMA DA MATRÍCULA 2014


29/10/13 a 01/12/2013
Pré-Matrícula: para os interessados
17/09/2013 a 17/10/2013.
Renovação de Matrícula
19/12/2013

Relação nominal de todos os alunos alocados, disponibilizada na INTERNET –www.matriculafacil.rj.gov.br
19/12/2013
Divulgação da alocação via SMS e e-mail válidos
03/01/2014 a 08/01/2014
Confirmação da reserva de vagas para o Ensino Fundamental e Ensino Médio
15/01/2014
Pré-Matrícula – 1ª fase da segunda alocação– INTERNET -Divulgação do resultado dos candidatos que não foram alocados na 1ª fase  para Ensino Fundamental e Ensino Médio no site www.matriculafacil.rj.gov.br
23/01/2014 a 27/01/2014
Pré-Matrícula –2ª fase - INTERNET -www.matriculafacil.rj.gov.br, aos alunos não alocados, os que não confirmaram e os novos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio
29/01/2014 a 31/01/2014
Confirmação da 2ª fase da Matrícula nas Escolas aos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio
04/02/2014
Matrícula direto na escola










NOVA EJA – ENSINO DE JOVENS E ADULTOS

 20/09/2012 - 10:24h - Atualizado em 05/06/2013 - 15:45h 

O que é a Nova EJA?

É a nova política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Ela foi elaborada pela Secretaria de Estado de Educação, em parceira com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), e será implantada a partir de 2013 em todas as escolas que ofertam EJA no Ensino Médio.

A Nova EJA é a melhor opção para quem tem 18 anos ou mais e quer concluir o Ensino Médio com qualidade e em menos tempo.

O que ela oferece?

A Nova EJA utiliza metodologia e currículo específicos para jovens e adultos, com material didático próprio, recursos multimídia e aulas dinâmicas. Os professores recebem formação específica.

O curso tem duração de dois anos, divididos em quatro módulos, um por semestre. Dois módulos terão disciplinas com ênfase em Humanas e os outros dois com ênfase em disciplinas das Ciências da Natureza. Cada módulo tem um número reduzido de disciplinas: mínimo de cinco e máximo de sete. Em todos os módulos, o aluno terá Língua Portuguesa e Matemática. A Nova EJA terá um professor por disciplina, como ocorre no ensino regular.

A carga horária diária foi reduzida para se adequar às necessidades do público de jovens e adultos. As aulas são presenciais, de segunda a sexta-feira. Por dia, o aluno terá três horas e vinte minutos de aula.


Cícera Maria

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Uma mãe com Alzheimer

Já falei aqui sobre essa doença que acomete as pessoas e ainda não se sabe por que ou como acontece, apenas que vai destruindo os neurônios, a parte do cérebro que controla a memória, controla todas as ações básicas. A pessoa começa cometendo pequenos deslizes de memória, esquecendo uma coisa aqui, outra ali. A princípio sem muita consequência, muitas vezes até rende umas risadas. Mas esta situação vai piorando e as pessoas vão se esquecendo, do nome de alguém que muito ama, do rosto dela, se esquece se já tomou banho, se já comeu, onde está. O triste é que a própria pessoa percebe quando isso começa a atrapalhar sua vida e fica assustada, mas triste ainda é que aqueles que a rodeiam se no início achava graça, geralmente fica chateada, sem paciência e não aceita que ela esteja assim. Como muitas vezes essa situação começa transitórias, com momentos em que parece que está tudo bem seguido de outros completamente estranhos, há algumas brigas, não por parte de quem sofre da doença, mas de quem a rodeia impaciente brigando dizendo coisas como: “Pare com isso! Você sabe muito bem o que está fazendo, só quer me aborrecer!” e muitas coisas que na verdade só reflete o medo dela em relação a tudo que está presenciando.
Aos poucos a pessoa acometida desta doença praticamente some dentro de si, é como se morresse sem morrer.

Esta carta abaixo é de uma mãe para sua filha. Ela está sendo acometida pela doença e demonstra que sabe disso e sabe o que virá pela frente, mas não pode impedir e teme o sofrimento e o medo da filha... 


***


Carta de uma mãe com Alzheimer para sua filha 



Querida filha, escute com atenção o que tenho para falar. O dia que esta doença se apoderar totalmente de mim e eu não for mais a mesma, tenha paciência e me compreenda. Quando eu derrubar comida sobre minha roupa e esquecer como calçar meus sapatos, não perca sua paciência. Lembre-se das horas que passei lhe ensinado essas mesmas coisas. Se ao conversar com você repito as mesmas palavras e você já sabe o final da historia, não me interrompa e me escuta. Quando era pequena tive que contar-lhe mil vezes a mesma historia para que você dormisse. Quando fizer minhas necessidades em mim, não sinta vergonha nem fique brava, pois não posso controlar-me. Pense em quantas vezes, quando era uma menina, te limpei e te ajudei quando você também não podia controlar-se. Não se sinta triste ao me ver assim. É possível que eu já não entenda suas palavras, mas sempre entenderei seus abraços, seus carinhos e seus beijos. 


Te desejo o melhor para sua vida com todo o meu coração.

 Sua mãe. 

Cícera Maria

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Debate sobre biografias não autorizadas

Debate sobre biografias não autorizadas divide artistas, editoras e juristas

23/10/2013 - 6h53
André Richter e Bruno Bocchini
Repórteres da Agência Brasil
Brasília e São Paulo – A polêmica sobre as biografias não autorizadas colocou em lados opostos artistas e editoras de livro. O debate sobre o tema está presente também no meio jurídico, envolvendo advogados e juristas.  
O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Velloso defende que sejam estabelecidos os casos em que as biografias podem ser editadas sem autorização da pessoa retratada ou de seus parentes. Na avaliação do ex-ministro, fatos relacionados à vida privada de artistas e cantores, por exemplo, demandariam autorização. No entanto, segundo Velloso, no caso de pessoas que exercem funções públicas, como políticos, a autorização deveria ser dispensada.
“A publicação pode trazer sofrimento à pessoa. A Constituição garante o direito à privacidade. Não é censura prévia. Não se trata de imprensa, trata-se da obra da vida de uma pessoa. A pessoa tem direito de não ver publicadas questões da sua privacidade”, disse Velloso à Agência Brasil.
Em ação no STF, a Associação Nacional dos Editores de Livros (Anel) contesta o Artigo 20 do Código Civil. O artigo diz que "salvo se autorizadas, ou se necessárias à administração da Justiça ou à manutenção da ordem pública, a divulgação de escritos, a transmissão da palavra, ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas". A entidade argumenta ser censura prévia depender da autorização de uma pessoa pública para publicar biografias.
Artistas e cantores do cenário nacional têm se manifestado contra a liberação das biografias não autorizadas, alegando direito à preservação da privacidade. Entre eles estão Caetano Veloso, Roberto Carlos e Chico Buarque.
Para o advogado Manuel Alceu Affonso Ferreira, especialista em propriedade intelectual, é preciso estabelecer uma interpretação constitucional do artigo. “Evidente que se vier uma decisão do Supremo dizendo que é inconstitucional, nós vamos chegar ao mesmo resultado. Acho que não é preciso declará-lo inconstitucional. Basta que se exija uma interpretação constitucional do Artigo 20”, destacou.
Na avaliação de Ferreira, somente se o STF declarar inconstitucional o artigo, o risco de as biografias não autorizadas serem questionadas na Justiça cessará. “A terapia mais radical, o tratamento mais radical [de declarar inconstitucional] afastaria de vez o risco de eventuais objeções de biografias por parte dos herdeiros ou dos próprios biografados”, disse.
O advogado defende, em casos de ofensas ou erros nas biografias, que o biografado ou a família solicitem pedido de danos morais ou retificações. “Acho que se a biografia tiver erros, ofensas ou coisas desse tipo, não se proíbe a biografia. Os atingidos é que tomem depois as medidas que julgarem adequadas, reclamando danos morais ou retificações”.
Edição: Carolina Pimentel
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.

Cícera Maria

sábado, 19 de outubro de 2013

O Centenário de Vinicius de Moraes:, o "poetinha"-


Vinicius de Moraes completaria 100 anos neste sábado (19)
Foto: Arquivo/Jornal do Brasil / Divulgação
Em meio a um temporal, na madrugada de 19 de outubro de 1913 - há exatos 100 anos -, nascia o homem que marcaria a música brasileira para sempre com suas composições. Virou ícone e passava bem longe do padrão. Não era careta, falava de amor, era a favor do "eterno enquanto dure", definiu o que poucos conseguiram. O "poetinha", como era conhecido, casou-se e fez isso com propriedade, amou nove mulheres oficialmente e diversas outras por toda a sua vida.
Vinicius de Moraes era um homem como poucos, teve parcerias felizes com Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque, Carlos Lyra, Tom Jobim, entre outros. Gostava de beber uísque, o qual garantia ser o melhor amigo do homem, o "cachorro engarrafado". Admirava as mulheres belas, a beleza (como um todo, é bom ressaltar) era fundamental. Sofreu um acidente grave de avião, um de carro, fez uma operação para instalar um dreno cerebral, mas não padeceu em nada disso. Vinicius morreria no seu lugar preferido: a banheira. Teve um edema pulmonar.
Vida e obra
Ainda na infância, teve seus primeiros contatos com a música, começou a cantar no coro do Colégio Santo Inácio. Em 1924, escreveu com o sobrinho de Raul Pompéia o épico escolar em dez cantos: Os Acadêmicos. Aos 14 anos, começou a compor com Paulo e Haroldo Tapajós. Juntos, tocaram em festas de conhecidos.

Vinicius de Moraes completaria 100 anos neste sábado (19)
Foto: Arquivo/Jornal do Brasil / Divulgação
A partir de 1928, invariavelmente, namorou todas as amigas de sua irmã Laetitia. Nessa época, também compôs Loura ou Morena e Canção da Noite. Em 1929, se formou em Letras. No ano seguinte, começou a cursar a Faculdade de Direito. Em 1933, publicou seu primeiro livro, O Caminho para a Distância. Dois anos depois, foi premiado por Forma e Exegese.
Em 1936, substituiu Prudente de Morais Neto como representante do Ministério da Educação junto à Censura Cinematográfica. Mais tarde, ganhou uma bolsa para estudar inglês na Universidade de Oxford. Em agosto de 1938, partiu para a Inglaterra. No ano seguinte, se casou com a primeira mulher, Beatriz Azevedo de Mello, por procuração.
Em 1940, nasceu sua primeira filha, Susana. Beatriz Azevedo de Mello viria apenas dois anos depois. No mesmo período, começou a trabalhar no jornal A Manhã, como crítico cinematográfico. Poucos anos depois, ingressou na carreira diplomática.
No ano de 1945, um antes de ir morar em Los Angeles como vice-cônsul, sofreu um grave acidente de avião na viagem inaugural do hidro Leonel de Marnier, no Uruguai. A hélice desgrudou do avião e invadiu a cabine, matando um passageiro. A partir daí, desenvolveu um medo incurável de aviões.
Em sua temporada por Los Angeles, estudou cinema com Orson Welles e lançou a revista Film, com Alex Viany. Só retornaria ao Brasil em 1950, após a morte de seu pai, Clodoaldo Pereira da Silva Moraes. Já no País, casou-se pela segunda vez. A escolhida era Lila Maria Esquerdo e Bôscoli. Em 1953, nasceu sua filha Georgiana. Dois anos mais tarde, compôs seu primeiro samba, música e letra, Quando Tú Passas por Mim, e partiu para Paris como segundo secretário da embaixada.
A carreira musical começou a deslanchar na década de 50, quando conheceu Tom Jobim, seu parceiro mais famoso. Dela, nasceram Lamento no Morro, Se Todos Fossem Iguais A Você,Um Nome de Mulher, Mulher Sempre Mulher, Eu e Você, A Felicidade, Chega de Saudade, Eu sei que vou te amar e o clássico Garota de Ipanema. Nesta época, nasceu a filha Luciana (1953).

 Vinicius de Moraes teve seu prestígio confirmado com a peça Orfeu da Conceição, em setembro de 1956. Entre 1957 a 1958, o diretor de cinema Marcel Camus rodou Orfeu do Carnaval, no Rio de Janeiro, filme que recebeu o nome de Orfeu Negro. Vinicius compôs para o filme A Felicidade e O Nosso Amor. O longa ganhou a Palma de Ouro e o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Vinicius de Moraes completaria 100 anos neste sábado (19)
Foto: Arquivo/Jornal do Brasil / Divulgação


Em 1963, casou-se com Nelita Abreu Rocha. No fim de 1968, foi afastado da carreira diplomática tendo sido aposentado pelo Ato Institucional Número Cinco. Ele estava em Portugal para shows com Chico Buarque e Nara Leão na época. O motivo apontado para o afastamento foi o seu comportamento boêmio. Entre 1969 e 1970, oficializou a união com Cristina Gurjão e a atriz Gesse Gessy. Além disso, nasceu Maria, sua quarta filha. Oito anos depois, se uniu a Gilda de Queirós Mattoso.
Depois de uma turnê com Toquinho pela Europa, voltou ao Brasil e teve um derrame cerebral no avião. No dia 17 de abril de 1980, passou por uma cirurgia para instalação de um dreno cerebral.
No mesmo ano, na noite de 9 de julho, acertou alguns detalhes com Toquinho sobre o disco Arca de Noé. Vinicius de Moraes pediu para descansar um pouco e foi tomar banho. Foi encontrado pela empregada na banheira de casa, com dificuldades para respirar. Toquinho tentou socorrê-lo. Não houve tempo, e ele morreu pela manhã.
Em 1998, Vinicius de Moraes foi anistiado pela Justiça e a Câmara dos Deputados aprovou em fevereiro de 2010 a promoção póstuma do poeta ao cargo de "ministro de primeira classe" do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o equivalente a embaixador.



Vamos fazer um pacto?
Eu começo.
Vamos ver quem conhece algum poema, alguma música de Vinícius de Moraes. Você vai se surpreender quando perceber que conhece tantos.



A Arca de Noé

Vinicius de Moraes

Sete em cores, de repente
O arco-íris se desata
Na água límpida e contente
Do ribeirinho da mata
O sol, ao véu transparente
Da chuva de ouro e de prata
Resplandece resplendente
No céu, no chão, na cascata
E abre-se a porta da arca
Lentamente surgem francas
A alegria e as barbas brancas
Do prudente patriarca
Vendo ao longe aquela serra
E as planícies tão verdinhas
Diz Noé: que boa terra
Pra plantar as minhas vinhas
Ora vai, na porta aberta
De repente, vacilante
Surge lenta, longa e incerta
Uma tromba de elefante
E de dentro de um buraco
De uma janela aparece
Uma cara de macaco
Que espia e desaparece
"Os bosques são todos meus!"
Ruge soberbo o leão
"Também sou filho de Deus!"
Um protesta, e o tigre - "Não"
A arca desconjuntada
Parece que vai ruir
Entre os pulos da bicharada
Toda querendo sair
Afinal com muito custo
Indo em fila, aos casais
Uns com raiva, outros com susto
Vão saindo os animais
Os maiores vêm à frente
Trazendo a cabeça erguida
E os fracos, humildemente
Vêm atrás, como na vida
Longe o arco-íris se esvai
E desde que houve essa história
Quando o véu da noite cai
Erguem-se os astros em glória
Enchem o céu de seus caprichos
Em meio à noite calada
Ouve-se a fala dos bichos
Na terra repovoada
******

Qüén! Qüen! Qüén! Qüen!
Qüén! Qüen! Qüén! Qüen!
Qüén! Qüen! Qüén! Qüen!
Qüén! Qüen! Qüén! Qüen!
Lá vem o Pato
Pata aqui, pata acolá
Lá vem o Pato
Para ver o que é que há...(2x)
O Pato pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco
Pulou do poleiro
No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo...
Comeu um pedaço
De genipapo
Ficou engasgado
Com dor no papo
Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi prá panela...
Quá! Quá! Quá! Quá Quá!
Quá! Quá! Quá! Quá Quá!
Quá! Quá! Quá! Quá Quá!
Lá vem o Pato
Pata aqui, pata acolá
Lá vem o Pato
Para ver o que é que há...(2x)
O Pato pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco
Pulou do poleiro
No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo...
Comeu um pedaço
De genipapo
Ficou engasgado
Com dor no papo
Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi prá panela...
Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi prá panela...

AGORA É SUA VEZ!
ENCONTREM UMA MÚSICA, UM POEMA E ESCREVA, ENVIE PRA ESTE BLOG E VAMOS FAZER UM SARAU EM HOMENAGEM AO NOSSO POETINHA!

Cícera Maria
Coord. Prog. Escola Aberta- CEBS



terça-feira, 1 de outubro de 2013

10 atitudes que ajudam a emagrecer

Mudar alguns hábitos no seu dia a dia é o segredo para não desistir da dieta





Emagrecer não é tarefa fácil e requer muita determinação e força de vontade. Mas algumas atitudes simples podem te ajudar nesse processo, além de evitar que desista no meio do caminho.
Publicidade
- Não leve a travessa de comida para a mesa:com a travessa na sua frente e na mesa durante todo ao almoço, a chance de você não resistir e acabar comendo um pouco mais é maior.
- Nos restaurantes, não coma o couvert:aqueles pãezinhos com patê e manteiga servidos antes do prato principal são uma tentação, mas acabam aumentando muito as calorias da sua refeição.
- Não use roupas maiores do que seu número: usando roupas mais largas você tem a errada sensação de estar mais magro, e se permite comer um pouco mais. Além disso, usar uma roupa do seu número ajuda logo a identificar o aumento de peso.
- Cuidado com os alimentos light: essa pode ser uma grande armadilha, pois como esses alimentos tendem a ter menos calorias, você acaba comendo em maior quantidade do que se tivesse optado pela versão "comum". Você pode optar pelas versões light, etc, mas controlar a quantidade ainda é importante.
- Ao comprar alimentos, escolha os pacotes pequenos: algumas opções de bolachas e outros alimentos têm disponíveis porções menores ou individuais. Essa atitude, certamente fará com que coma em menor quantidade, do que se tivesse comprado os pacotes de tamanho padrão.
- Não leve o pacote de bolacha ou a caixa de bombom para frente da TV: bateu uma vontade de comer uma bolacha ou um chocolate, tudo bem. Mas vá até o armário da cozinha, pegue uma quantidade pequena e volte o que estava fazendo. Se levar o pacote todo, provavelmente comerá uma quantidade muito maior.
- Exagerou em uma refeição? Não faça disso uma desculpa para abandonar a dieta o resto do dia: os deslizes são normais, principalmente quando começamos uma dieta, portanto, nada de se desesperar. Nas refeições seguintes retome a dieta e se esforce para não acontecer novamente.
- Dê valor a pequenas conquistas: já conseguiu aumentar a quantidade de frutas consumidas, ou diminuiu o consumo de doces e refrigerantes, ou então começou a praticar exercícios regularmente? Isso é motivo para comemorar!
- Respeite seu corpo: não estabeleça metas muito difíceis de alcançar, isso vai aumentar as frustrações. Ficar com o corpo igual ao daquela modelo que você viu na revista, nem sempre é possível dependendo da sua estrutura corporal. Seja menos exigente com você e respeite sua genética.
Por:
Camila Rebouças de Castro
Nutricionista - CRN-3 14.112



cícera maria

21 de setembro, almoço da PRIMAVERA -

A oficina de Grafite fez uns enfeites nas paredes e colunas do colégio para comemorar a chegada da PRIMAVERA. A ESTAÇÃO DAS FLORES.

TIVEMOS UM ALMOÇO MUITO SABOROSO: PEIXE COZIDO COM LEGUMES, PIRÃO COM MOLHO DE CAMARÃO E SUCO DE LIMÃO. UMA DELÍCIA!























CÍCERA MARIA