sábado, 20 de outubro de 2012

QUEM QUER, FAZ... NÃO ESPERA ACONTECER! -

"Para não dizer que não falei das flores"

Na postagem anterior falei sobre os imprevistos e a frase “quem quer, faz, não espera acontecer”.  Naquele momento cabia realmente esta frase, já que em imprevistos temos que saber como lhe dar com situações adversas. Pode acontecer numa apresentação de um trabalho, por exemplo, mesmo de escola.
Imagine a situação: Você aluno, tem um trabalho para ser apresentado em grupo. alguns se reúnem (ou todos, como deve ser) para desenvolver o projeto. Então um de vocês fica responsável de guardar o material para trazer no dia da apresentação do mesmo. O dia finalmente chega e você fica apreensiva quando percebe que seu colega ou sua colega que estava com o material está atrasado ou atrasada e talvez não consiga chegar a tempo.
Primeiro: o trabalho em grupo não pode ficar apenas com uma pessoa desse grupo. Se foi feito em grupo, supõe-se que cada um tenha uma parte do material, certo? Pelo menos é o que deve ser.
Segundo: Partindo deste princípio, então vocês naturalmente estarão com esse rascunho em mãos. O colega que não conseguirá chegar a tempo, seja por qual motivo for, está com este trabalho mais organizado, mas ele existe com vocês. Pronto, agora é reagir, respirar fundo. Dá uma relida nos rascunhos. Se havia algo para apresentar, tipo algum cartaz, imagem, vocês vão suprir isso com as informações, com sua desenvoltura. Conversem com o professor, explique a situação, comprometa-se em trazer o trabalho digitado e as imagens, se houverem, mas que a apresentação será feita por todos que estão presentes. Se a falta do amigo ou da amiga puder ser justificada com provas, explique isso também ao professor. Pronto.
Viu? Quem quer faz, não espera acontecer.
Agora, veja abaixo um artigo publicado em janeiro deste ano por ABRAHAM SHAPIRO  
Quando eu escrevi a tal frase, pensei na música: “Quem sabe, faz a hora, não espera acontecer” (de Geraldo Vandré escrita no período da Ditadura no Brasil, uma espécie de hino cantada pelos considerados subversivos, mas este é um assunto para outro post.) se quer havia lido este artigo, mas fiquei satisfeita em saber que o que eu disse na postagem anterior e nessa, tem fundamento.


09/01/12 > Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 09/01/2012, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos

QUEM QUER, FAZ... NÃO ESPERA ACONTECER! -
A diferença entre quem espera acontecer e quem faz acontecer é de arrepiar. Mais que isso. É de afetar monge do Tibet.
O cara que espera, está reclamando neste momento. Ele acha que o governo não faz sua parte, que a crise na Europa interfere em seus negócios, e tem para si “n” fortes motivos que explicam porque suas vendas caem mês a mês. Ele está perdendo mercado para os concorrentes e apenas se enerva quando descobre que eles estão vencendo. Mas sabe o que ele faz? Reclama. Reclama muito. E ele se irrita ao extremo com as situações e pessoas a quem reputa como culpadas. Sim, porque elas são culpadas. Ele, nunca!

Já o cara que faz acontecer está trabalhando neste momento. Trabalhando? Sim, trabalhando duro. Ele está “fazendo acontecer”.  Ele não espera pelos europeus e nem pela Bolsa de Nova Iorque. Ele não conta com a redução do I.P.I. ou outros benefícios. Ele simplesmente faz acontecer. Ele se vira, provoca, cria, planeja, toma atitudes e, em consequência disso, sua empresa está  competindo, vencendo e fazendo a diferença. E ele também faz sua diferença como ser humano! E como faz!

Chego ao restaurante de um hotel para o almoço, e encontro o Flávio – um jovem fabricante de equipamentos eletrônicos de som, em uma pequena cidade do interior. Após os cumprimentos, vejo que sua mesa está cheia de convidados. Eu pergunto:
- “O que você anda aprontando, rapaz?”
Ele me conta que montou um showroom no centro de convenções daquele hotel e convidou os seus principais clientes – distribuidores e varejistas –  para um dia inteiro de exposição e venda antecipada com reserva de produção nos próximos meses. E com seu olhar firme e resoluto, argumentou:

- “Eu tive de fazer isto, Sr Shapiro. Veja só. Em dezembro, minhas vendas caem. Janeiro é um mês parado. Fevereiro tem carnaval. Em março, vou participar de uma feira em S. Paulo, portanto, será um mês complicado. Se eu ficar esperando as vendas acontecerem por si, minha empresa só começa a rodar em abril. Eu não posso esperar. Minhas contas muito menos. Organizei esse showroom de última hora e, graças a Deus, a resposta dos parceiros está sendo ótima. Não podia ser melhor. Só com as vendas desta manhã eu já garanti dois meses de trabalho... E tenho a tarde toda ainda”.

Em negócios  vale também o que canta o refrão daquela música: “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer!”
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Engenheiro e Psicólogo,atua como consultor em Empresas realizando programas de otimização de processos, procedimentos e relacionamentos com o fim de alcançar melhores resultados. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade.
Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473

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Agora gente, vamos lá, Ação, atitude, proatividade, responsabilidade, respeito, vontade, coragem!

Cícera Maria
(Pedagoga-Psicopedagoga)
Coord. Prog. Escola Aberta - C.E.B.S.
tel.2333-6565

AULA ESPECIAL DAS OFICINAS DO PROG. ESCOLA ABERTA-CEBS E PRÉ-VESTIBULAR

Imprevistos acontecem



Imprevisível é tudo aquilo que não é possível saber com antecedência, certo? E isso pode muitas vezes acabar com seu planejamento e desorganizar prioridades. Mesmo a contragosto, temos de saber lidar com esse tipo de situação, saber dar a volta por cima, pelo lado, ou simplesmente sair do imprevisto articulando ações que revertam a situação. E é nisso que reside o interessante dessas histórias.
Para minimizar os efeitos do imprevisto e lidar com situações como estas de forma equilibrada e inteligente é importante não ficar travado, sem saber o que fazer. Por isso, temos que manter a tranquilidade e nos reorganiza o mais rápido possível. Quando não fazemos isso, serão dois os prejuízos para administrar: a situação em si e nosso proprório desespero. Não é para ignorar os fatos, mas direcioná-los de forma mais próativa e construtiva para encontrar soluções. Além disso, devemos avaliar as prioridades e não tentar resolver tudo ao mesmo tempo ou sozinho, devemos tentar  conversar com o gestor, por exemplo.
Hoje foi um sábado atípico, pois todas as oficinas do programa escola aberta aconteceram ao ar livre. A princípio, teve que ser assim, já que não se encontravam as chaves para abrir as portas. Seria uma coisa para desanimar a galera, todos irem embora desanimados, mas não. As oficinas aconteceram ali mesmo, no pátio e a aula de história do pré-vestibular? Claro, que aconteceu, na varanda próxima as salas da direção e mecanografia.
Enfim, todos se arranjaram. Acabou sendo muito interessante, pena que a oficina de informática não pode acontecer (aula prática) pois, a sala estava fechada, mas mesmo assim, nada foi perdido, a aula teórica, aconteceu e professores e alunos deixaram para a próxima aula a parte prática, ou seja, no computador.

As oficinas de capoeira sempre é no pátio, nenhuma novidade, mas com um gostinho a mais, pois dividiu a a atenção com as outras oficinas, sobretudo a de karatê que aconteceu na quadra normalmente, mesmo com a maioria dos alunos e o professor tendo ido se apresentar num torneio de karatê fora do colégio.


Mas, de tudo fica uma lição: Quando todos querem, tudo dá certo. Quem quer faz, não espera acontecer.




oficina de inglês











oficina de inglês
















aula de história > pré- vestibular



oficina de violão


oficina de violão








Reforço de Matemática

oficina de capoeira



oficina de dança

sala de informática vazia, os alunos então...


tiveram aula teórica de informática


Reforço de português


oficina de teatro


oficina de teatro



aula de pre=vestibular
 oficina de karatê

oficina de karatê















oficina de dança








oficina de capoeira - maculelê











É isso aí. Se lhe oferecem um limão, faça uma limonada, oras! :)



Cícera Maria
tel. 2333-6565


domingo, 14 de outubro de 2012

INSCRIÇÕES PARA MATRICULA NA ESCOLA NO ANO 2013

AS INSCRIÇÕES-PRÉ-MATRÍCULA PARA O ANO QUE VEM, 2013, COMEÇARAM.

O candidato interessado poderá ingressar nas seguintes séries:

- 1ª série do Ensino Médio Regular.
- 1ª série do Ensino Médio Inovador.
- 1ª série do Ensino Médio Normal (Formação de Professores).
- Módulo I da Nova Educação de Jovens e Adultos (EJA).
- Projeto Autonomia – Ensino Médio.
- Ensino Médio Integrado nas seguintes unidades escolares: Colégio Estadual Agrícola Almirante Ernani do Amaral Peixoto; Centro Familiar de Formação por Alternância Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I; Colégio Estadual Dom Pedro II; Colégio Estadual Infante Dom Henrique.
- 6° ano do Ensino Fundamental Regular.
- Fase VI do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
- Projeto Autonomia – Ensino Fundamental.

COMO SE INSCREVER:

O candidato interessado deverá acessar o site www.matriculafacil.rj.gov.br, de 15 de outubro até 30 de novembro. Na página eletrônica, haverá informações sobre como se inscrever; escolas com vagas disponíveis; idade para se inscrever em cada série ofertada; e como e quando confirmar sua matrícula na escola.

Para se inscrever na Educação de Jovens e Adultos, o candidato deverá ter idade mínima de 18 anos, para o Ensino Médio e 15 anos para o Ensino Fundamental. Para o Ensino Médio regular, o candidato deverá ter idade máxima de 20 anos. Já para o Projeto Autonomia, o candidato deverá ter entre 17 e 20 anos para o Ensino Médio, e entre 13 e 17 anos para os anos finais do Ensino Fundamental.

DIVULGAÇÃO:

No dia 20 de dezembro, o resultado da inscrição será divulgado no sitewww.matriculafacil.rj.gov.br. A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) também enviará um email e SMS válidos para os candidatos que se cadastraram corretamente. É importante que você confirme sua pré-matrícula na escola em que foi selecionado no período de 02 a 09 de janeiro de 2013. É necessário levar a seguinte documentação:

DOCUMENTAÇÃO:

I – Carteira de Identidade ou documento que a substitua (Certidão de Nascimento ou Casamento) – Original (será devolvida no ato) e CPF, se possuir;
II – Histórico Escolar ou Declaração da última Unidade Escolar em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola;

III – Carteira de Identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos, original e cópia;

IV – Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso);

V – Comprovante de residência;

VI – Atestado de saúde.

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA

Se você já é aluno da rede estadual e deseja permanecer na mesma escola, é necessário que seja feita somente a renovação da sua matrícula na sua unidade escolar. Para isso, procure a secretaria da sua escola no período de 26 de novembro a 28 de dezembro de 2012.

MATRÍCULA PARA DEMAIS SÉRIES

O candidato que deseja se matricular nas demais séries oferecidas pela rede estadual precisa procurar diretamente a unidade escolar desejada, no período de 11 de janeiro até 01 de fevereiro de 2013. Se houver vaga, basta matricular-se, levando a mesma documentação acima informada.

QUEM PERDER A 1ª FASE

Se você perdeu a 1ª fase da matrícula informatizada, não foi alocado em nenhuma de suas opções de escola ou não confirmou a matrícula, ainda terá uma nova chance na 2ª fase, que acontecerá entre os dias 16 a 23 de janeiro de 2013.

Mas atenção: os dias 16 e 17 de janeiro são exclusivos para os candidatos que não foram alocados.

Para os que participarem da 2ª fase o período de confirmação de 28 a 30 de janeiro de 2013

A partir do dia 04 de fevereiro de 2013, os candidatos poderão se inscrever diretamente na escola.


CRONOGRAMA DA MATRÍCULA 2013






15/10/12 a 30/11/2012

Período de realização da Pré-Matrícula

26/11/2012 a 28/12/2012

Renovação de Matrícula nas unidades escolares

20/12/2012


Relação nominal de todos os alunos alocados, disponibilizada na INTERNET – www.matriculafacil.rj.gov.br

20/12/2012

           Divulgação da alocação via SMS e e-mail válidos
02/01/2013 a 09/01/2013

Confirmação da reserva de vagas para o 6º ano do Ensino Fundamental, 1ª série do Ensino Médio e anos/séries equivalentes de EJA e Projeto Autonomia

11/01/2013 a 01/02/2013

Matrícula para as demais séries

16/01/2013 a 17/01/2013

Pré-Matrícula – 2ª fase – INTERNET -www.matriculafacil.rj.gov.br, exclusiva aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio que não foram alocados na 1ª fase

18/01/2013 a 23/01/2013

Pré-Matrícula –2ª fase - INTERNET -www.matriculafacil.rj.gov.br, aos alunos não alocados na data exclusiva, os que não confirmaram e os novos do 6º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio
28/01/2013 a 30/01/2013

Confirmação da 2ª fase da Matrícula nas escolas aos alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio

04/02/2013


Matrícula direto na escola


Fonte DO 27/08/2012 ( Oi Mo ve se melhora com esse resumo) - Resumo




CÍCERA MARIA
COORD. PROG.ESCOLA ABERTA - CEBS

MAL DE ALZHEIMER...

A DOENÇA DE ALZHEIMER.

Falar nesse mal é importante, mas eu já falei disso aqui neste blog, só estou voltando ao assunto, pois uma aluna da oficina de informatica, me pediu para falar mais. O pai dela está comeste mal, o Alzheimer.

***
Primeiro, vamos entender por que esta doença tem este nome. Dr. Alois Alsheimer, o primeiro médico a descrever esta doença, pela primeira vez, em 1906. Era um psiquiatra alemão, Dr. Alois Alzheimer, o qual acabou dando nome a doença.
É uma doença triste, pois ela vai acabando pouco a pouco a capacidade da pessoa de ser ela mesma. Sua capacidade mental e intelectual vai diluindo como se fosse um ingrediente em meio aquoso( açúcar ou sal por exemplo, dentro dágua, você só sabe que teve açúcar ou sal, pelo gosto que tem) assim é com o ser humano, você só sabe que é, pela aparencia, pelo corpo dela exterior, pois nem ela mesmo sabe o que é, quem é, o que faz.
Começa sorrateiramente, com pequenos esquecimentos, confusões aqui e ali, que na maioria das vezes é até levada na brincadeira por todos, inclusive quem os comete.
Então, vai aumentando os esquecimento básico, de coisas recentes, de pessoas, de fatos, do que ia falar, de como falar.
Os sintomas vão progredindo, mas varia de pessoa pra pessoa, uns avançam muito rápido, outros demoram anos para alcançar o nível mais triste da doença, quando a pessoa deixou de existir completamente e ali, a sua frente uma pessoa estranha, que não se move ou fala se voce não a mover ou chamar. Geralmente ela olha para voce, como se estivesse vendo através de voce, não lhe vê ou se quer reconhece. Seus olhos ficam vazios, como vazia é sua mente.
No inicio ainda, com as perdas de memória que fica cada vez mais evidente tanto para quem sofre quanto naturalmente para quem convive, normalmente o doente fica ansioso, agitado pois no fundo sente que há algo estranho, tem medo de esquecer, e esquece. Se sai na rua, a desorientação é constante, se esquece o que ia fazer, onde ia e principalmente, como voltar. É comum ficar vagando pelas ruas, sem saber aonde vai ou de onde veio.
Em casa, normalmente fica chateado(a), pois não lembra por exemplo se tomou café e briga quando quer comer e a pessoa que está com a pessoa doente, diz que já o fez, então o(a) doente de alzheimer fica desconfiado(a) e diz que querem matá-lo(a) de fome, isso dói em quem está cuidando, mas deve-se ter paciência. Estes pacientes não sabem literalmente o que estão fazendo, eles sofrem e com o tempo, não sofre mais, só quem cuida sofre, ao lembrar-se de como era esta pessoa, muitas vezes independente, agitada, trabalhava, se sustentava sozinha, agora depende ate que alguem lhe faça a higiene mais íntima.

***Cícera Maria

No site  http://www.alzheimermed.com.br/perguntas-e-respostas/o-que-e-doenca-de-alzheimer-da , você encontra maiores informações a respeito da doença [mal de alzheimer] e sobre o médico consultor:  Dr. Norton Sayeg.

Para tentar reconhecer se a pessoa está ou não desenvolvendo a doença de alzheimer, tem que conhecer os sintomas, os mais comuns são:

- perda de memória, confusão e desorientação
- ansiedade, agitação, alucinação, desconfiança
- alteração da personalidade e do senso crítico
- dificuldades com as atividades da vida diária como alimentar-se e banhar-se
- dificuldade em reconhecer familiares e amigos
- dificuldade em tomar decisões
- perder-se em ambientes conhecidos
- inapetência, perda de peso, incontinência urinária e fecal
- dificuldades com a fala e a comunicação
- movimentos e fala repetitiva
- distúrbios do sono
- problemas com ações rotineiras
- dependência progressiva
- vagância

Algumas perguntas e respostas a respeito da doença que podem lhe ajudar a entender o que é a doença e as formas de tratamento, os cuidados, a prevenção...

 1- O QUE É DOENÇA DE ALZHEIMER?
A doença de Alzheimer é a mais freqüente forma de demência entre idosos.
É caracterizada por um progressivo e irreversível declínio em certas funções intelectuais: memória, orientação no tempo e no espaço, pensamento abstrato, aprendizado, incapacidade de realizar cálculos simples, distúrbios da linguagem, da comunicação e da capacidade de realizar as tarefas cotidianas.
Outros sintomas incluem mudança da personalidade e da capacidade de julgamento.
Atualmente pode ser diagnosticada, para fins de pesquisa, antes mesmo que o paciente apresente demência com incapacidade de realizar com independência as atividades básicas e instrumentais do dia a dia.

2- QUANTAS PESSOAS COM ESTA  SOFREM NO BRASIL COM ESTA DOENÇA ?
Estima-se no Brasil 1 milhão e 200 mil pessoas .
O número de pacientes é estimado em 35,6 milhões no mundo.
Em razão do envelhecimento da população global, esses números aumentarão significativamente, em 2030, serão 65,7 milhões e em 2050, 115.4 milhões de portadores, sendo dois terços deles em países em desenvolvimento.

3- O QUE É DEMÊNCIA? E DEMÊNCIA SENIL?
Demência é um grupo de sintomas caracterizado por um declínio progressivo das funções intelectuais, severo o bastante para interferir com as atividades sociais e do cotidiano.
A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência.
A segunda causa mais freqüente de demência é a demência por múltiplos infartos cerebrais, uma série de pequenos derrames.
A demência pode ocorrer também a partir de outras doenças do sistema nervoso como a doença de Parkinson; já a demência senil, é um termo ultrapassado que foi usado para definir demências que ocorriam em idosos.

4- QUAL A IDADE QUE DA MAIORIA DAS PESSOAS COM DOENÇA DE ALZHEIMER?
Na maioria das pessoas os sintomas iniciam depois dos 60 anos de idade. A proporção de pessoas com a doença dobra a cada 5 anos a partir dos 65 anos de idade. Cerca de 5 % das pessoas com idade entre 65 e 74 anos tem a doença, mas quase a metade das que tem 85 ou mais são acometidas. Normalmente o diagnóstico é feito pelo menos um ano depois dos primeiros sintomas que costumam ser leves e confundidos como “normais” no envelhecimento.

5- O QUE CAUSA A DOENÇA DE ALZHEIMER?
Não se conhece exatamente qual é a causa da doença de Alzheimer. O que se sabe é que a doença desenvolve-se como resultado de uma série de eventos complexos que ocorrem no interior do cérebro. A idade é o maior fator de risco para a doença. Quanto mais idade maior o risco.

6- PROBLEMAS CIRCULATÓRIOS PODEM CAUSAR O ALZHEIMER?
Não. Erroneamente conhecida pela população como “esclerose” ou como o “velhinho gagá” não está relacionada com problemas circulatórios.

7- SE UMA PESSOA DA FAMÍLIA TEM ALZHEIMER, EU CORRO RISCO DE TAMBÉM TER ESTA DOENÇA?
Ter um familiar com Alzheimer aumenta o risco duas ou três vezes na forma esporádica, mas não há como prever se a doença irá ocorrer.

8-  O QUE SÃO DOENÇA DE ALZHEIMER FAMILIAR ESPORÁDICA?


Existem dois tipos de doença de Alzheimer: a doença de Alzheimer familiar que ocorre em adultos jovens e parece ter um caráter hereditário importante e a forma esporádica na qual o fator hereditário não é óbvio.
 Aproximadamente apenas 5 % da doença de Alzheimer é familiar e 95% esporádica.
Na forma familiar da doença de Alzheimer, vários membros de uma mesma geração são afetados.
Na forma esporádica a doença desenvolve-se a partir de uma grande variedade de fatores que os cientistas ainda estão tentando determinar.

9- FORA A GENÉTICA, QUE OUTROS FATORES CONTRIBUEM PARA QUE A DOENÇA SE DESENVOLVA?
Se bem que a causa da doença de Alzheimer ainda não esteja completamente esclarecida, alguns pesquisadores sugerem que traumas cranianos repetidos, especialmente os com perda da consciência no passado, processos inflamatórios cerebrais e o chamado “stress oxidativo” podem estar envolvidos na causa da doença.

10- QUEM SÃO MAIS AFETADOS, OS HOMENS OU AS MULHERES?
Mais mulheres do que homens têm a doença de Alzheimer. Porém, como a expectativa de vida das mulheres é pelo menos 5 anos superior a dos homens não se sabe se o risco está no gênero ou no fato das mulheres viverem mais do que os homens.

11- QUAIS SÃO OS FATORES DE RISCOS DA DOENÇA?
A idade (envelhecimento) é o fator de risco mais conhecido e importante para a forma esporádica da doença de Alzheimer.
Outros possíveis fatores de risco têm sido estudados, porém com pouco resultado prático, como: exposição ou ingestão de substâncias tóxicas como álcool, chumbo , alumínio , e solventes orgânicos, medicamentos diversos, trauma craniano, exposição à radiação, estilo de vida, estresse, infecções, doenças imunológicas, câncer, altos níveis de colesterol e de homocisteína , a obesidade , diabetes , baixo nível de escolaridade etc.

12- É VERDADE QUE A FALTA DE VITAMINAS PODE CAUSAR ALZHEIMER?
O déficit de certos nutrientes é causa de outras formas de demência e não Alzheimer.

13- O NÍVEL EDUCACIONAL ESTÁ RELACIONADO COM O RISCO DE SE TER A DOENÇA DE ALZHEIMER?
Acredita-se que quanto mais estimulada intelectualmente a pessoa for, desde a infância, maior será a rede de conexões interneuronais promovendo um tipo de “poupança” que irá retardar , no futuro , o aparecimento da sintomatologia (neuroplasticidade).
Pesquisas sugerem que quanto maior o número de anos de educação formal que uma pessoa tem, menor é a chance dela ou dele desenvolver a doença quando for idoso.

14- FAZER PALAVRAS CRUZADAS PREVINE A DOENÇA?
Alguns estudos sugerem que manter uma atividade intelectual como fazer palavras cruzadas, por exemplo, pode reduzir a probabilidade de se adquirir a doença de Alzheimer enquanto outros afirmam que ser mais escolarizado confere ao paciente maiores recursos intelectuais para contornar as limitações cognitivas típicas da enfermidade.

15- A ALIMENTAÇÃO PODE PROTEGER CONTRA A DOENÇA?
Não há consenso sobre essa forma de proteção. Alguns estudos sugerem que a chamada “Dieta do Mediterrâneo” teria essa propriedade.
Uma dieta saudável é fator de proteção comprovado em várias doenças, especialmente as cardiovasculares relacionadas com a aterosclerose.

16- EXISTEM FASES OU ESTÁGIOS DA DOENÇA DE ALZHEIMER?
Existem 4 fases:

Na fase inicial os sintomas mais importantes são:

- perda de memória, confusão e desorientação
- ansiedade, agitação, ilusão, desconfiança
- alteração da personalidade e do senso crítico
- dificuldades com as atividades da vida diária como alimentar-se e banhar-se
- alguma dificuldade com ações mais complexas como cozinhar, fazer compras, dirigir, telefonar

Na fase intermediária os sintomas da fase inicial se agravam e também pode ocorrer:

- dificuldade em reconhecer familiares e amigos
- perder-se em ambientes conhecidos
- alucinações, inapetência, perda de peso, incontinência urinária
- dificuldades com a fala e a comunicação
- movimentos e fala repetitiva
- distúrbios do  sono
- problemas com ações rotineiras
- dependência progressiva
- vagância
- Início de dificuldades motoras

Na fase final:

- Dependência total
- Imobilidade crescente
- Incontinência urinária e fecal
- Tendência em assumir a posição fetal
- Mutismo
- Restrito a poltrona ou ao leito
- Presença de úlceras por pressão (escaras)
- Perda progressiva de peso
- Infecções urinárias e respiratórias freqüentes
- Término da comunicação

Na fase terminal

Agravamento dos sintomas da fase final
Incontinência dupla
Restrito ao leito
Posição fetal
Mutismo
Ùlceras por pressão
Disfagia com a necessidade de alimentação enteral
Infecções de repetição

17- EXISTE UMA VACINA CONTRA A DOENÇA DE ALZHEIMER?
Não há vacina para a doença de Alzheimer.
Essa abordagem está sendo investigada e é muito promissora.
A vacina estimularia o sistema imunológico para reconhecer, detectar e evitar a formação das placas neuríticas e da deposição de amilóide, substância tóxica para os neurônios.

18- PERDA DE MEMÓRIA EM IDOSOS É SEMPRE DEVIDO À DOENÇA DE ALZHEIMER E INCURÁVEL?
Não.
Outras condições podem ser causa de demência e algumas são reversíveis como:
Depressão, efeito adverso de medicamentos, especialmente “calmantes” e hipnóticos, infecções , doenças endócrinas, déficits nutricionais.

19- QUAIS AS OUTRAS DOENÇAS QUE TÊM SINTOMAS APARECIDOS COM A DOENA DE ALZHEIMER?
Tumores cerebrais, AVCs ( derrames ) , hidrocefalia de pressão normal etc.

20- SE O PACIENTE ESTAVA ESTÁVEL E SUBTAMENTE (DIAS) , APRESENTA UMA PIORA  IMPORTANTE ISSO SIGNIFICA QUE A DOENÇA EVOLUIU?
Não. A DA é uma doença de evolução lenta. Se há piora súbita é necessário avaliação médica imediata para investigação de outras causas;infecções,intoxicação medicamentosa,desidratação etc.

21- COMO A DOENÇA DE ALZHEIMER É DIAGNOSTICADA?
Não existe um marcador biológico que confirme a doença.
O diagnóstico é feito por exclusão de outras enfermidades que apresentam sintomatologia parecida.
Vários instrumentos clínicos são usados para se chegar ao diagnóstico: uma história médica completa, testes para avaliar a memória e o estado mental, avaliação do grau de atenção e concentração e das habilidades em resolver problemas e nível de comunicação.
Testes laboratoriais como exames de sangue e urina são usados para excluir outras causas de demência, algumas delas passíveis de serem curadas. Métodos de imagem : tomografia computadorizada, ressonância nuclear magnética, SPECT e PET, são utilizados para determinar o tipo de demência.
A doença de Alzheimer só pode ser diagnosticada com certeza através do exame microscópico do tecido cerebral por biópsia ou necropsia.

22- QUAL O NIVEL DE CERTEZA  DO DIAGNÓSTICO CLÍNICO?
Médicos experientes em doença de Alzheimer fazem o diagnóstico correto em cerca de 90% dos casos.

23- ESQUECER ONDE COLOQUEI AS CHAVES, ÓCULOS É UM PROCESSO NATURAL DO ENVELHECIMENTO OUDA DOENÇA DE ALZHEIMER?
Nem uma coisa nem outra. Perder memória não é normal em nenhuma idade.
 É comum à medida que vamos envelhecendo.
Problemas com a memória podem ser devidos a uma ampla gama de fatores.
 É normal em qualquer idade esquecer de vez em quando nomes, compromissos ou objetos como chaves, guarda-chuva etc...  A causa pode ser: certos medicamentos (calmantes e hipnóticos principalmente),ansiedade, distração, tristeza, cansaço, problemas de visão ou audição, uso de álcool, uma doença grave ou a tentativa de se lembrar de muitas coisas ao mesmo tempo.
24- O QUE É AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA?
Dentre as características da doença de Alzheimer, o comprometimento cognitivo gradual de evolução lenta acaba por afetar globalmente as funções cognitivas específicas, configurando um quadro afásico, apráxico, agnósico e amnéstico. Assim, é necessário que um estudo integral avalie a linguagem, a coordenação motora, as condições perceptivas sensoriais, a capacidade de abstração, o raciocínio, a atenção, o cálculo e a memória.
Uma investigação completa demanda a aplicação de vários testes para que se avalie adequadamente, tanto do ponto de vista qualitativo como quantitativo, o estado cognitivo de cada paciente. Isso permite não só estabelecer o estado atual, mas também auxiliar o diagnóstico diferencial e oferecer um instrumento mais preciso para avaliar as alterações futuras, negativas ou positivas.
Se esse recurso não estiver disponível, será difícil valorizar pequenas alterações durante a evolução da doença e também a eficácia da terapêutica prescrita .
A depressão pode comprometer a concentração, causar distúrbios do sono que levam à perda de memória em pessoas não portadoras de doença de Alzheimer.
Pessoas nas fases iniciais da doença de Alzheimer freqüentemente apresentam comprometimento da memória. Podem ter dificuldades em lembrar-se de eventos recentes, de atividades, de pessoas familiares e de objetos.
A perda de memória que se associa com a doença de Alzheimer acaba por interferir seriamente na execução das atividades da vida diária.

 25 -A PARTIR DO DIAGNÓSTICO QUANTO TEMPO UMA PESSOA COM DOENÇA ALZHEIMER TEM DE VIDA?
Pessoas com doença de Alzheimer podem viver por muitos anos e freqüentemente morrem de pneumonia.
A duração da doença pode ser de 20 anos ou mais.
A média de vida varia entre 4 a 8 anos.

26- POR QUE AS PESSOAS COM A DOENÇA COSTUMAM MORRER DE PNEUMONIA?
A pneumonia é uma das principais causas de morte em pacientes com doença de Alzheimer.
O primeiro fator se relaciona com a idade uma vez que na maioria das vezes as pessoas acometidas são idosas.
O sistema imunológico normalmente está comprometido facilitando a ocorrência de infecções, especialmente as respiratórias e urinárias.
A manutenção de um bom estado nutricional e do nível de hidratação desempenha um papel decisivo na prevenção dessa afecção.
É imperioso que esses pacientes estejam bem nutridos seja com o uso de suplementos ou com medidas dietéticas eficazes.
A questão da comunicação se soma a esses fatores uma vez que podem não se queixar de frio, fome, sede etc.
Nas fases mais adiantadas o paciente se movimenta menos, os sintomas motores começam a aparecer e a imobilidade propicia a instalação de infecções pulmonares, muitas vezes fatais.
Esse fato demonstra a importância dos cuidados gerais uma vez que essa complicação pode ser evitada na maioria dos casos.


27- COMO A DOENÇA DE ALZHEIMER É TRATADA?
Uma parcela dos doentes, especialmente nas fases iniciais e intermediárias, pode se beneficiar dos medicamentos específicos para o tratamento da DA.
Atualmente, a base da estratégia terapêutica está alicerçada em três pilares: retardar a evolução, tratar os sintomas e controlar as alterações de comportamento.

28- O QUE SÃO MEDICAMENTOS ESPECÍFICOS?
Existem dois grupos de medicamentos específicos:
Os Anticolinesterásicos e um antagonista dos receptores de glutamato (MEMANTINA).

29- O QUE SÃO ANTICOLINESTERÁSTICOS?
O tratamento colinérgico visa melhorar a transmissão colinérgica em nível cerebral.
O nível de acetilcolina (neurotransmissor decisivo no desempenho cognitivo) está diminuído na doença de Alzheimer (DA) ou por diminuição de produção ou por excessiva destruição pela ação da enzima acetilcolinesterase.
Dessa forma, os sintomas poderiam ser melhorados com o uso de agonistas (estimuladores) colinérgicos ou por inibidores colinesterásicos, ambos aumentando a atividade colinérgica.
As 3 drogas com propriedades anticolinesterásicas aprovadas para o tratamento específico são:
  • Rivastigmina
  • Donepesila
  • Galantemina
30 - ELES SÃO EFICAZES?
A terapia colinérgica pode melhorar efetivamente a cognição e a funcionalidade em um grupo restrito de pacientes, cerca de 20% a 30%.

31- SÃO SEGUROS?
São drogas com sérios efeitos adversos.
Os inibidores da colinesterase aumentam a secreção ácida gástrica em razão do aumento da atividade colinérgica. Com isso é grande o número de pacientes que apresentam intolerância á medicação com inapetência grave, vômitos e emagrecimento importante sendo necessária a interrupção do tratamento.
Por sua ação farmacológica, os inibidores da colinesterase podem ter efeitos vagotônicos sobre a frequência cardíaca ( bradicardia). Aumento do risco de convulsões.

32- COMO AGE A DROGA MEMANTINA?
Sabe-se que a acetilcolina é um neurotransmissor muito importante e diretamente relacionado com a doença de Alzheimer, porém não é o único.
Existe aproximadamente uma centena de outros neurotransmissores que também podem estar intimamente envolvidos na etiologia da enfermidade.
Há um neurotransmissor chamado glutamato cujo excesso é altamente tóxico para os neurônios.
O excesso de glutamato promove a entrada maciça de cálcio no interior do neurônio, levando-o à morte.
Conclui-se que, se esse excesso for controlado e bloqueado automaticamente, os neurônios serão preservados.
A memantina age exatamente assim, impedindo que o excesso de glutamato atue sobre a molécula receptora do glutamato do neurônio adjacente, evitando a entrada excessiva de cálcio, que levaria à morte neuronal.

33-  A MEMANTINA É SEGURA?
Em 2003, Reisberg et al. publicaram um ensaio multicêntrico impecável, com 252 pacientes com Alzheimer (minimental de 3 a 14), incluindo pacientes em fases avançadas e com duração de 28 semanas. Os pacientes que receberam memantina melhoraram o desempenho nas atividades da vida diária, mostraram maior iniciativa, maior participação e interesse social, diminuíram o grau de dependência e houve melhora significativa das funções cognitivas.

34- COMO AGE A DROGA MEMANTINA?
Sabe-se que a acetilcolina é um neurotransmissor muito importante e diretamente relacionado com a doença de Alzheimer, porém não é o único. Existe aproximadamente uma centena de outros neurotransmissores que também podem estar intimamente envolvidos na etiologia da enfermidade. Há um neurotransmissor chamado glutamato cujo excesso é altamente tóxico para os neurônios. O excesso de glutamato promove a entrada maciça de cálcio no interior do neurônio, levando-o à morte. Conclui-se que, se esse excesso for controlado e bloqueado automaticamente, os neurônios serão preservados. A memantina age exatamente assim, impedindo que o excesso de glutamato atue sobre a molécula receptora do glutamato do neurônio adjacente, evitando a entrada excessiva de cálcio, que levaria à morte neuronal
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35- É POSSIVEL ASSOCIAR AS DUAS DROGAS?
Sim. A associação da memantina com um anticolinesterásico é o esquema terapêutico ideal.

36 - A REABILITAÇÃO COGNITIVA É EFICAZ?
Sim.
Os resultados são muito positivos e esse recurso deve complementar o tratamento farmacológico.A principal característica da reabilitação cognitiva é descobrir possibilidades de ajudar o paciente a viver melhor com suas próprias limitações além de tentar impedir sua progressão com o usos de técnicas específicas.Mesmo os pacientes demenciados podem beneficiar-se enormemente dessa abordagem, que consiste em tentar recuperar o máximo possível as funções perdidas ou substituí-las por outras atividades igualmente gratificantes, o que certamente melhora a autoestima do indivíduo acometido, tornando-o mais integrado à sociedade e, na medida do possível, mais independente.
Além das técnicas para facilitar as atividades da vida diária, o profissional está habilitado para propor adaptações físicas para o ambiente onde o paciente reside, com vistas a diminuir a dependência e prevenir acidentes domésticos.
Aspectos que envolvem a comunicação também são áreas tratadas pela terapia ocupacional.
As atividades desenvolvidas pelo terapeuta ocupacional normalmente incluem: atividades culturais, como leitura, e artesanais, como pintura, trabalhos com argila e desenho.
O computador é cada vez mais utilizado pelos profissionais. Jogos interativos, exercícios criativos etc. são ferramentas valiosas para o treinamento e para a terapia de pacientes com limitações cognitivas.
Também faz parte do arsenal terapêutico ensinar o paciente a utilizar aparelhos e artefatos que o ajudem nas atividades da vida diária.


37- QUAL A IMPORTANCIA DA ATIV IDADE FÍSICA NO TRATAMENTO DA DOENÇA DE ALZHEIMER?
O exercício físico é salutar a todos os indivíduos, porém é uma atividade especialmente indicada para os pacientes com demência. É interessante notar como os pacientes, de modo geral, apreciam os exercícios físicos. Os benefícios dessa atividade não se restringem aos aspectos físicos, pois melhoram em muito o estado de espírito do paciente e também do cuidador.
Os exercícios devem ser realizados diariamente em períodos de aproximadamente 15 minutos e, se possível duas vezes ao dia, de manhã e à noite.
Uma atividade física bem orientada, que considere as limitações de cada paciente, proporciona boa flexibilidade articular, melhora a circulação e o funcionamento intestinal e consome o excesso de energia, combustível responsável muitas vezes por crises de agitação e agressividade.
 
38- AS PESQUISAS SOBRE CÉLULAS TRONCO SÃO UMA ESPERANÇA FUTURA DE CURA?
Existem várias linhas de pesquisa mais promissoras na busca das respostas sobre a causa e o tratamento da doença de Alzheimer do que a terapia por células-tronco. Pode haver algum avanço nesse tipo de pesquisa, mas os cientistas não acreditam que esse seja o melhor caminho a ser percorrido. As células-tronco, potencialmente, podem ser capazes de reproduzir um único tipo de tecido, porém, uma vez que na doença de Alzheimer múltiplas partes do cérebro estão comprometidas, é difícil crer que esse seja o caminho da cura no futuro. Não se pode esperar que, dessa forma, seja possível substituir os neurônios mortos, as outras células da arquitetura neuronal e todos os subtipos neurobioquímicos que estão sediados em variadas formações celulares criticamente atingidos na doença de Alzheimer. 
Embora essa linha de pesquisa seja pouco promissora, quando comparada com aquela que estuda os fatores genéticos, não se pode excluir e muito menos fechar os olhos para essa possibilidade, uma vez que já têm demonstrado benefícios em pacientes com acidente vascular cerebral, doença de Parkinson, diabetes e distrofia muscular.

39- COMO TRATAR OS DISTÚRBIOS DE COMPORTAMENTO?
Os distúrbios de comportamento são comuns e devem, primeiramente, receber abordagens não farmacológicas. Quando essas estratégias fracassam, o uso de drogas específicas é prescrito pelo médico assistente.
 
40 - PORQUE O PACIENTE EMAGRECE?
É um mito que o portador emagrece em função única e exclusivamente da enfermidade.
Normalmente são pacientes que não recebem a quantidade de calorias suficientes, especialmente observado em pacientes agitados.

41- COMO FAMILIAR E CUIDADOR(A)  POSSO BUSCAR INFORMAÇÕES E AJUDA SOBRE A DOENÇA?
A informação correta associada à solidariedade ainda são as armas mais poderosas no enfrentamento dessa grave questão humana e de saúde pública. Este site foi construído exatamente para preencher essa lacuna.
O Alzheimermed  tem um compromisso inegociável com o tratamento correto da informação não apenas para médicos e profissionais de saúde mas também para familiares e cuidadores que precisam de ajuda.
Além das informações básicas sobre todos os aspectos da doença, facilmente acessadas por assunto, o Alzheimermed propicia e estimula a maior interação possível entre os que detém a informação e aqueles que dela necessitam.
O site conta ainda com um poderoso instrumento: o fale com o especialista. Onde você envia sua dúvida e recebe uma orientação geral.
Enfim, a missão do Alzheimermed é de ajudar. De sempre ser solidário. De mostrar que existem pessoas que se importam. De mostrar que você não está só. Troque experiências com outros cuidadores e profissionais de saúde.
 
 



ATENÇÃO!!!!!
Todas as informações acima,  as informações do site não substituem, em nenhuma hipótese, a orientação  do seu médico.


Grifo meu:

Acima de tudo, a pessoa que cuida de um doente com a doença de alzheimer, tem que ser abençoada com a paciência, com um amor sublime, com uma vontade imensa em ajudar, acompanhar e conseguir mesmo as custas de grande sofrimento, ser para a pessoa o porto seguro, aquela que vai segurar sua mão no momento em que ela já estiver ido embora mentalmente e também fisicamente, quando ela finalmente dormir o sono eterno.
A médica que cuida da minha sogra diz que a pessoa que cuida é quem mais sofre, pois ela, a paciente, já não sente nada, não consegue mais demonstrar o sentimento de dor, não entende o que acontece com ela. Agora é pior, pois se  a deixarem sem comida, de dar mesmo na boca, ela não come e nem saberá se já comeu ou não. É o momento que precisa constantemente de alguém por perto, vigiando seus passos lentos, ou seu silêncio que grita muito alto, quem sou eu?!!!
Tenho cá minhas dúvidas quanto a afirmação da médica de que ela não sente mais nada. Uma mulher que sempre lutou, trabalhou, era independente, orgulhosa por isso, agora assim, sobrevivendo, quase vegetando.


Para entender melhor a doença, se preparar para ajudar se for solicitada a sua ajuda ( a pessoa doente não vai lhe pedir, mas algo dentro de você dirá que é você o(a) escolhido(a) para isso), busque sites como estes, como informado neste post e também nos livros e filmes. Veja abaixo alguns exemplos:


LIVROS:
  • Face a Face com o Mal de Alzheimer
Editora: Global
Este livro é uma narrativa comovente e realista de uma filha diante da doença que gradualmente se apossou de sua mãe. Obra oportuna e bem-vinda que alerta, esclarece o leitor acerca dos meandros e dos rastros produzidos pela doença, principalmente nos aspectos relacionados aos comportamentos e atitudes dos cuidadores em âmbito familiar.

FILMES:  
  • Compromisso precioso

O compromisso de uma fé desafiada pelo impossível e testada pelo irresistível, afeta toda a família. A história comovente do amor entre John e Ellen Brighton. Unidos eles enfrentam uma terrível e impiedosa doença, o Mal de Alzheimer, que, ou confirmará seu amor, ou destruirá seu casamento e sua família. Problemas na carreira profissional, nos relacionamentos familiares, uma confusão que só o poder de um amor real pode superar. Phil Brighton, o irmão e sócio de John, vive livre demais para entender porque John ainda mantém sua fé e seu casamento diante de circunstâncias tão terríveis. Mas a luta de seu irmão faz com que ele encontre uma nova esperança.



  



Cícera Maria
Pedagoga/Psicopedagoga
Coord. Social Prog. Escola Aberta- CEBS